IFB realiza palestra com estudantes do Pronatec
O Instituto Federal de Brasília (IFB) realizou no campus Brasília nessa quarta,17, às 15 horas, uma palestra com 40 estudantes de Sobradinho dos cursos de auxiliar administrativo e espanhol oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
O Pronatec oferece cursos técnicos que visam qualificar e fazer com que estudantes realizem o sonho de ter um bom emprego. A aluna de auxiliar administrativo, Clarete Pereira, 29, relata suas expectativas em relação ao curso. “Estou gostando bastante do curso, pois venho aprendendo muita coisa. Meus planos para o futuro são estar empregada e trabalhar em uma grande empresa”, comenta.
O evento contou com a participação de estudantes que estão buscando cada vez mais qualificação e com professores que estão interessados em mostrar esse caminho.
Ministrando aulas de Noções de arquivo e organização de trabalho a professora, Célia Amaral comenta o que deseja mostrar para os alunos com a visita ao IFB. “Eles vieram conhecer a forma de ingresso e os cursos ofertados pelo Instituto e além disso conhecer o registro acadêmico e o almoxarifado”, afirma.
O curso começou há somente duas semanas, mas já tem estudante do Pronatec criando aplicativo que facilite a entrada das pessoas no mercado de trabalho e que poderá ajudar a diminuir o desemprego. É o caso do estudante de auxiliar administrativo Ari Vanderlei da Silva, 27, que com apenas duas semanas de curso do Pronatec já vem desenvolvendo um aplicativo.
Ele explica que criou o programa no objetivo de facilitar a vida dos desempregados ou dos que desejam mudar de emprego. “O aplicativo que estou criando juntamente com dois amigos tem como objetivo fazer com que as pessoas sejam indicadas para trabalhos de uma maneira fácil e rápida. O aplicativo recebe o nome de QI “Quem Indica” e irá cadastrar currículos, formar um perfil profissional a partir do qual a pessoa poderá ser indicada”, explica o aluno. Ele ressalta ainda que caso a pessoa interessada consiga o emprego será cobrada uma taxa, que será destinada para a manutenção do aplicativo e para a pessoa que indicou.
Redes Sociais