Página inicial > Brasília > Estudantes visitam SEA Tecnologia

Estudantes visitam SEA Tecnologia

Criado: Terça, 02 de Setembro de 2014, 17h28 | Publicado: Terça, 02 de Setembro de 2014, 17h28 | Última atualização em Terça, 02 de Setembro de 2014, 17h31 | Acessos: 1668

Na última quinta-feira, 28 de agosto, alunos do III módulo do curso técnico em Informática do Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB), juntamente com a professora da disciplina Empreendedorismo, Flávia Furtado, realizaram uma visita à empresa SEA Tecnologia. O objetivo da visita foi proporcionar aos estudantes a aproximação com o cotidiano de um empreendedor na área de informática, assim como estimular competências empreendedoras.

O grupo foi recebido por um dos proprietários da empresa, Leonardo Antonialli, que também é Diretor do Sindicato da Industrial da Informação (SINFOR) e membro da Governança do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação do Distrito Federal (APLTICDF).

A SEA Tecnologia está no mercado há 11 anos, sendo que durante este período ganhou vários prêmios regionais, nacionais e internacionais de excelência na prestação dos serviços. Além de fornecer soluções de tecnologia para todo o Brasil, a SEA vem utilizando seu modelo de negócio de start up para implementar um projeto de empreendedorismo social: o open governamet, ou, governo aberto.

Desta forma, a empresa procura gerar soluções tecnológicas para construção de ferramentas e de plataforma tecnológica que ajudem o governo a expor, de forma transparente, os dados públicos, colaborando, assim, para a acompanhamento das políticas públicas por parte dos próprios gestores e dos cidadãos, de tal forma que esses últimos possam se empoderar e exercer seu papel de controle social das políticas públicas.

Após visitar as instalações da empresa, o senhor Antonialli apresentou aos alunos o histórico da empresa bem como sua experiência como empreendedor na área de tecnologia da informação. No contato com Antonialli, foi possível verificar as características empreendedoras estudadas em sala de aula, como capacidade de correr riscos calculados, ter visão de futuro, pro atividade, criatividade, senso de realização e paixão pelo que faz.

Além disso, foi verificado as dificuldades e os erros praticados no início e como ele aprendeu com eles. Antonialli deu várias dicas aos futuros empreendedores como o investimento no networking, na implementação de um modelo de negócio focado em resultados, que valorize os colaboradores e que invista em na área comercial da empresa.

Apesar de apresentar, como qualquer atividade, suas dificuldades, Antonialli encorajou os alunos a empreender, tendo em vista que a área da tecnologia da informação pode oferecer uma gama de serviços que permitem lucratividade ao empreendedor, além de agregar mais valor aos negócios.