Página inicial > Brasília > IFB promove treinamento para a Biblioteca Virtual Ebrary

IFB promove treinamento para a Biblioteca Virtual Ebrary

Criado: Segunda, 08 de Setembro de 2014, 09h00 | Publicado: Segunda, 08 de Setembro de 2014, 09h00 | Última atualização em Segunda, 08 de Setembro de 2014, 10h06 | Acessos: 1691

O Instituto Federal de Brasília (IFB) promoveu, nesta quarta-feira, dia 04 de setembro, no Campus Brasília, treinamento para utilização da Biblioteca Virtual EbraryAcademic Complete. A assinatura da base de dados foi recentemente realizada entre o IFB e a empresa Proquest.

Diretores de Ensino, coordenadores de curso, bibliotecários e auxiliares de bibliotecas foram convidados a participar da capacitação no uso da base que fornece acesso a mais de 190.000 livros eletrônicos.

De acordo com a representante responsável pelo treinamento, Andrea Gonçalves, a Instituição terá acesso online a e-books de todas as áreas do conhecimento por meio de acesso local, e acesso off-line por meio de download em computadores, laptops, netbooks, assim como por aplicativos específicos para tablets e smartphones, que permite baixar capítulos e livros integrais em formato PDF.

Dentre as ferramentas apresentadas, estão:

Pesquisa básica e avançada;

Menu infotols que conecta o conteúdo dos livros a fontes externas de informação na web;

Estantes virtuais pessoais e compartilháveis para cada usuário;

Funções de marcação, anotação e associação a links externos;

Referenciamento automático;

Criação de alertas de conteúdo.

De acordo com a coordenadora de Bibliotecas, Lara Botelho, a aquisição da base visa a ampliação do acervo para auxiliar o ensino, a pesquisa e a extensão nas diversas áreas de atuação do Instituto. “ O estudante, hoje, além de ter acesso a livros impressos disponíveis nas Bibliotecas de cada campus, poderá realizar empréstimo também de livros em formato digital que estão disponíveis na plataforma da Ebrary. O acesso às publicações editoriais, desta forma, se torna mais rápido devido à constante atualização da base e disponibilização automática para a instituição”, finalizou Lara.

Clique aqui para acessar no espaço aluno a Biblioteca Ebrary.