Página inicial > Brasília > IFB oferece minicursos no Fórum de educação a distancia

IFB oferece minicursos no Fórum de educação a distancia

Criado: Sexta, 26 de Setembro de 2014, 14h30 | Publicado: Sexta, 26 de Setembro de 2014, 14h30 | Última atualização em Sexta, 26 de Setembro de 2014, 14h37 | Acessos: 1870

No último dia de atividades do III fórum de Educação a Distância do Instituto Federal de Brasília (IFB), foram realizados minicursos na manhã desta quinta-feira, 25 de setembro.  As oficinas trataram sobre o programa Profuncionário, educação inclusiva em Educação a Distância (EaD), novas metodologias em EaD, tecnologia e Inovação em ambiente de Avaliação e Aprendizagem (AVA) e o Moodle  (software livre, de apoio à aprendizagem, executado em ambiente virtual) e suas interfaces e estratégias de estudos em EAD.

Segundo o coordenador geral de EaD do IFB, Josué de Sousa Mendes,  oferecer esses momentos de capacitação é ofertar várias opções para alunos aprenderem coisas novas e adquirirem experiências. “O minicurso sobre o programa Profuncionário, por exemplo, é necessário para que os servidores que atuam como porteiros, auxiliares de limpeza e no ambiente escolar em geral  possam entender que a função deles na escola também é educativa”, explicou Josué Mendes.

A aluna do Programa Profuncionário, do Campus Samambaia, Maria de Fátima Ferreira, está cursando o 8º módulo e já está pensando em fazer outro curso quando se formar. Ela gostou de participar do minicurso e acredita que é uma ótima oportunidade para trocar experiências e aprender. “Além de ajudar na escola, hoje eu posso dizer que muitas coisas na minha vida mudaram, por exemplo, estou lendo muito e aprendi a mexer no computador”, contou a aluna.

Cada participante escolheu qual minicurso queriam fazer.  O Fórum buscou a integração com a participação de professores, alunos e coordenadores.  As atividades se encerraram com o encontro de experiências com professores dos Institutos Federais do Rio Grande do Norte, de Brasília e de Sergipe.

Profuncionário - é um programa que visa capacitar os profissionais da educação, em efetivo exercício, em habilitação compatível com a atividade que exerce na escola. O IFB oferece cursos de formação em nível técnico a servidores do GDF que exercem funções de serviços gerais, apoio técnico-administrativo, secretaria escolar, copa e cozinha, vigilância, conservação e limpeza, portaria e motorista. Hoje o IFB tem 534 alunos no curso Profuncionário, que são oferecidos em 8 campi.