IFB oferece minicursos no Fórum de educação a distancia
No último dia de atividades do III fórum de Educação a Distância do Instituto Federal de Brasília (IFB), foram realizados minicursos na manhã desta quinta-feira, 25 de setembro. As oficinas trataram sobre o programa Profuncionário, educação inclusiva em Educação a Distância (EaD), novas metodologias em EaD, tecnologia e Inovação em ambiente de Avaliação e Aprendizagem (AVA) e o Moodle (software livre, de apoio à aprendizagem, executado em ambiente virtual) e suas interfaces e estratégias de estudos em EAD.
Segundo o coordenador geral de EaD do IFB, Josué de Sousa Mendes, oferecer esses momentos de capacitação é ofertar várias opções para alunos aprenderem coisas novas e adquirirem experiências. “O minicurso sobre o programa Profuncionário, por exemplo, é necessário para que os servidores que atuam como porteiros, auxiliares de limpeza e no ambiente escolar em geral possam entender que a função deles na escola também é educativa”, explicou Josué Mendes.
A aluna do Programa Profuncionário, do Campus Samambaia, Maria de Fátima Ferreira, está cursando o 8º módulo e já está pensando em fazer outro curso quando se formar. Ela gostou de participar do minicurso e acredita que é uma ótima oportunidade para trocar experiências e aprender. “Além de ajudar na escola, hoje eu posso dizer que muitas coisas na minha vida mudaram, por exemplo, estou lendo muito e aprendi a mexer no computador”, contou a aluna.
Cada participante escolheu qual minicurso queriam fazer. O Fórum buscou a integração com a participação de professores, alunos e coordenadores. As atividades se encerraram com o encontro de experiências com professores dos Institutos Federais do Rio Grande do Norte, de Brasília e de Sergipe.
Profuncionário - é um programa que visa capacitar os profissionais da educação, em efetivo exercício, em habilitação compatível com a atividade que exerce na escola. O IFB oferece cursos de formação em nível técnico a servidores do GDF que exercem funções de serviços gerais, apoio técnico-administrativo, secretaria escolar, copa e cozinha, vigilância, conservação e limpeza, portaria e motorista. Hoje o IFB tem 534 alunos no curso Profuncionário, que são oferecidos em 8 campi.
Redes Sociais