Página inicial > Brasília > Emoção e conscientização marcam Outubro Rosa no IFB

Emoção e conscientização marcam Outubro Rosa no IFB

Criado: Quarta, 22 de Outubro de 2014, 17h56 | Publicado: Quarta, 22 de Outubro de 2014, 17h56 | Última atualização em Quarta, 22 de Outubro de 2014, 17h56 | Acessos: 1375

A manhã desta terça-feira, 22 de outubro, foi marcada por muita emoção e conscientização durante a realização do Outubro Rosa no Instituto Federal de Brasília (IFB). Organizado pela turma do módulo I do curso técnico em eventos, a atividade conscientizou as participantes sobre a prevenção do câncer de mama.

Claudinete Candido trabalha no IFB e confessa que foi sem muita expectativa para o evento e se surpreendeu já na primeira palestra. “Nossa, um evento assim é muito importante. Eu cheguei aqui acreditando que era uma coisa qualquer e quando ouvi a primeira palestra fiquei arrepiada. É muito interessante, muito importante. Eu até pensei em cortar o meu cabelo para ficar bonita, eu gostei demais”, revela Claudinete.

Ela ainda disse que ir ao médico nunca foi um hábito, mas que a partir do evento ela mudou a sua maneira de encarar o assunto. “Aqui eu percebi que o câncer de mama vem surpreendendo muitas mulheres na sociedade. Tem que se prevenir, tem que ir ao médico pelo menos uma vez ao ano. Particularmente, eu não ia, mas a partir de hoje eu mudei muito o meu pensamento. Tem que ir sim”, disse Claudinete.

O professor do curso técnico em eventos e orientador da turma na atividade, Rodrigo Moura, parabeniza a iniciativa dos estudantes. “São alunos que estão começando agora o primeiro módulo do curso e eu achei que eles realizaram um evento muito organizado. A inciativa foi boa e o tema é muito relevante. A gente já pretende fazer outras edições no próximo ano”, conta o professor.

Rosângela Conte é aluna do curso e uma das organizadoras do evento. Voluntária há quatro anos na Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília, ela compartilha que atua na ONG desde que descobriu que sua irmã havia sido diagnosticada com câncer. “Hoje a minha irmã já está curada, mas eu continuo engajada na causa. Quando pensamos na realização do nosso primeiro evento do curso, eu dei a ideia e o grupo todo gostou. Ao conhecer a ONG, a turma resolveu, além do evento, fazer uma campanha de arrecadação para a Rede Feminina”, diz Rosângela.

Rede Feminina de Combate ao Câncer – A coordenadora da Rede, Vera Lúcia, achou sensacional trazer a abordagem da prevenção e da luta contra o câncer de mama ao ambiente acadêmico. “Quanto mais jovens tiverem informação, maior é a quantidade de pessoas que irão ser beneficiadas. Se outras faculdades pudessem colocar mais o tema, não só do câncer de mama, mas do voluntariado, mais pessoas preparadas e bem preparadas iríamos ter”, disse a professora entusiasmada com o evento e a iniciativa os alunos.