Página inicial > Brasília > Valeu, IFB! - Uma coreografia de novas oportunidades

Valeu, IFB! - Uma coreografia de novas oportunidades

Criado: Sexta, 24 de Outubro de 2014, 19h30 | Publicado: Sexta, 24 de Outubro de 2014, 19h30 | Última atualização em Sexta, 31 de Outubro de 2014, 21h02 | Acessos: 2411

Licenciatura em Dança

“Indico o IFB e já tenho indicado desde que entrei no curso de dança. Praticamente toda a minha família é universitária por causa do Instituto. Depois que ingressei na Licenciatura em Dança, em 2011, meu irmão mais novo, Fernando, também conseguiu uma vaga para o curso de Gestão Pública no ano passado. Ainda no ano passado, meu pai, Roberto, ingressou no curso de Licenciatura em Química, e este ano minha mãe, Inete, ingressou na Licenciatura em Letras/ Inglês”.

É o que declara Helena Medeiros Costa, que antes mesmo de concluir o curso de Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Brasília (IFB), conseguiu passar no concurso público para professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal, ocorrido no ano passado. Hoje, Helena está finalizando o trabalho de conclusão de curso (TCC) e aguarda a nomeação para assumir o cargo de professora de dança, para atuar na Rede Pública de Ensino.

Segundo a aluna Helena, depois que começou a estudar no IFB, teve oportunidade de fazer contatos com pessoas que trabalham em funções distintas na dança, coreógrafos, diretores, dançarinos, professores de outras instituições, escritores, palestrantes e acadêmicos. “Esses contatos foram como pontes que me conduziram a trabalhar em grupos de dança e coletivos artísticos, e planejar novos projetos para o futuro”, contou Helena.

Outra coisa que mudou na vida da Helena durante o curso é que ela teve ampliada a visão sobre o mercado de atuação para um profissional graduado em dança. “A pesquisa na área da dança precisa de mais profissionais capacitados, críticos de dança e de arte, pessoas com conhecimento aprofundado que possam contribuir para ampliar o conhecimento que temos sobre o que é a dança hoje e como ela tem sido produzida no Brasil e no mundo”, disse a dançarina.

Confira abaixo a entrevista com Helena.

Helena, você indicaria o IFB para outras pessoas?

O IFB é uma instituição que oferece ensino público gratuito e de qualidade, tem ótimos professores, e é uma oportunidade de acesso à qualificação profissional em diversos níveis, com programas de auxílio à permanência do aluno, além de abrir portas para experiências enriquecedoras.

O curso de Licenciatura em Dança é riquíssimo em conteúdo, tem excelentes professores. Uma grade curricular com matérias que fazem a diferença na qualificação profissional para quem trabalha com Dança.

O que te chamou mais atenção durante o curso?

A quantidade de oportunidades para o aluno se inteirar sobre o mundo do trabalho na área da Dança. São diversos eventos ocorridos durante o curso, muitos deles em outros estados do Brasil, com possibilidade de auxílio financeiro para ajudar no custeio do evento, dependendo de sua amplitude e importância para o curso.

Existem também as bolsas de estudo para o aluno que tem interesse em trabalhar com projetos de pesquisa na área, além das atividades de monitoria, que muito enriquecem o aprendizado e a experiência.

Eu mesma sou bolsista desde 2012, com os projetos de pesquisa “A visão do corpo e dança no cristianismo”, concluído em 2013, e “Experiência do corpo na dança cristã: desafios e possibilidades transcoreográficas”, a ser concluído em 2014, ambos financiados pelo CNPq.

Fui também monitora voluntária em duas matérias do curso, “Jogos para Dançar”, ministrada para alunos da 2ª Licenciatura, e “Contato-Improvisação”. Essas experiências contribuíram fortemente para o meu desenvolvimento como profissional da dança.

Qual mensagem você deixaria para as pessoas que querem estudar no IFB?

Para aqueles que pensam em ingressar em algum curso do IFB, eu estimulo a perseguir ao máximo seus objetivos, e participar de todos os eventos e projetos que surgirem ao longo do seu curso. Porque um aluno determinado que sabe onde quer chegar, quando entra numa instituição que oferece várias oportunidades de crescer e se qualificar, tem tudo para se tornar um profissional valorizado no mercado de trabalho e satisfeito com o que faz.

Valeu, IFB! – A partir de hoje iremos compartilhar com vocês as histórias de alunos e ex-alunos do IFB que tiveram as suas vidas com mais e melhores oportunidades por meio dos cursos oferecidos pela instituição.

Caso você tenha feito algum curso no IFB e queira compartilhar a sua história também, envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Conheça  um de nossos cursos, as inscrições para os processos seletivos estão abertas!
Confira: http://goo.gl/t1ld0Y