Página inicial > Brasília > Bibliocultura dialoga sobre prevenção do uso de drogas

Bibliocultura dialoga sobre prevenção do uso de drogas

Criado: Quarta, 29 de Outubro de 2014, 18h11 | Publicado: Quarta, 29 de Outubro de 2014, 18h11 | Última atualização em Quarta, 29 de Outubro de 2014, 18h12 | Acessos: 1136

Na manhã desta quarta-feira, 29 de outubro, a biblioteca do Campus Brasília iniciou as atividades do Bibliocultura, que em sua primeira edição apresenta a temática Prevenção ao Uso de Drogas. O evento em comemoração ao dia livro tem como objetivo levantar contribuições para a prevenção do uso de drogas, abordando aspectos sociais e culturais.

A aluna do curso técnico em eventos, Adriana Tavares, disse ter se surpreendido com o relato de experiência do ex-usuário de drogas Rafael Ribeiro, logo na abertura do evento. “É bom ouvir a história de quem já vivenciou tudo isso. Tenho um irmão dependente químico, então, é importante saber o que essas pessoas sofrem, o que sentem para que possamos ajudá-las”, afirmou.

Em seu depoimento, o estudante de psicologia Rafael Ribeiro, 27, contou como foi os sete anos do uso de crack e fez uma avaliação sobre a sua história. “Não tem como ser feliz na dependência da droga. Ela nos prende, dá um alívio imediato, porém enganador, fazendo a pessoa perder a sua identidade”, concluiu.

Ainda pela manhã, houve palestra sobre As Ações de Assistência a Pessoas em Risco de Consumo de Drogas, na qual a Enfermeira do Centro de Atenção Psicossocial, Letícia Rodrigues, ressaltou as formas em que a drogas, lícitas ou ilícitas, podem afetar a sociedade, como por exemplo, provocar grande número de evasão escolar. A Polícia Civil encerrou as atividades da manhã, com palestra esclarecedora sobre os tipos e efeitos de diversas drogas.

A programação (colocar link) vai até as 20h30, com palestras, exposições orais, mesa-redonda, apresentação artística de dança, exibição de filme, além de diferentes oficinas que serão ministradas por professores e técnicos do Campus Brasília.

Cultura e cidadania - O Bibliocultura é uma iniciativa da Coordenação de Biblioteca do Campus Brasília e tem como propósito desenvolver a cultura e a cidadania por meio da informação. O evento terá duas edições por ano, abordando temas de interesse da comunidade acadêmica.