Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Brasília > Minicurso de contação de estórias atrai muitos participantes e pode virar atividade semestral
Início do conteúdo da página

Minicurso de contação de estórias atrai muitos participantes e pode virar atividade semestral

Criado: Sexta, 13 de Fevereiro de 2015, 18h40 | Publicado: Sexta, 13 de Fevereiro de 2015, 18h40 | Última atualização em Sexta, 13 de Fevereiro de 2015, 18h41 | Acessos: 1847

Aconteceu durante a última semana no Instituto Federal de Brasília (IFB) o minicurso gratuito de contação de estórias. A proposta do minicurso era mostrar as diferentes possibilidades de contar estórias em sala de aula, com práticas voltadas para professores que já atuam no Ensino Fundamental.

Entre os objetivos do evento, estava auxiliar esses profissionais na fundamentação e na vivência do trabalho com narrativas, partindo da ideia de que todos sabem e tem estórias para contar. A professora Ângela Barcellos Café, uma das ministrantes do curso, reafirma esse conceito. “Cada um é o seu próprio contador de estórias”, diz Ângela.

Para Ana Carolina Lucas, professora de inglês e participante do minicurso, a oportunidade de conhecer vivências e novas pessoas foi muito interessante. Ela desenvolve um trabalho voluntário de contação de estórias e roda de leitura, e o ato de contar estórias sempre esteve presente em sua vida. “É uma coisa de família, minha mãe me contava estórias e eu lia livros sobre essas estórias. Sentar e contar uma estória, para mim, é muito natural”, finalizou Ana.

De acordo com a coordenadora do curso de Licenciatura de Dança, Lina Frazão, o plano é institucionalizar o projeto é fazer dele um acontecimento semestral. “Como tivemos pouco tempo para divulgar o minicurso, achei que poucas pessoas viriam. Tivemos a procura de mais de 60 pessoas”, compartilhou a coordenadora.

Outro objetivo é trazer essa prática mais para o centro de Brasília, já que, segundo Lina, a maior parte das oficinas de contação de estórias acontecem no entorno.

Fim do conteúdo da página