Página inicial > Brasília > Estudantes de Gestão aprendem sobre comunicação pública assistindo transmissão ao vivo de “A voz do Brasil”

Criado: Quarta, 08 de Abril de 2015, 20h26 | Publicado: Quarta, 08 de Abril de 2015, 20h26 | Última atualização em Quarta, 08 de Abril de 2015, 20h28 | Acessos: 1720

“A informação é um direito humano, assim como a educação e a saúde”. Com esta frase a jornalista e apresentadora do noticiário “A voz do Brasil”, Kátia Sartório, iniciou uma conversa sobre comunicação pública com os estudantes do curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, do Campus Brasília, na noite de terça-feira,7 de abril.

Os alunos participavam de uma visita técnica à Empresa Brasil de Comunicação (EBC) acompanhados dos professores Denise Moura e Guilherme Resende. Os primeiros 25 minutos do noticiário, que transmitem as informações do Poder Executivo, produzidas e apresentadas por profissionais da EBC, foram assistidos pelos alunos e professores.

Em seguida, durante a veiculação das notícias dos poderes Legislativo e Judiciário, todos entraram para o estúdio e conversaram com os apresentadores (Luciano Seixas e Cláudia Sartório). Ambos estão há mais de 10 anos apresentando o noticiário, que vai completar 80 anos ininterruptos no ar; e por isto está no livro dos recordes como o noticiário mais antigo do mundo.

A aluna Bruna Pereira relatou a experiência de ouvir “A voz do Brasil” quando criança, na companhia da avó, que reunia toda a família em torno do rádio. “Na hora do programa ninguém podia conversar. Minha avó ficava atenta e exigia silêncio absoluto”, contou.

A estudante questionou a apresentadora sobre a sensação de saber que brasileiros de todas as partes do país se mobilizam para ouvi-los todos os dias. Kátia Sartório falou da gratificação de fazer parte da vida dos 60 milhões de brasileiros que, segundo a última pesquisa de opinião, ouvem diariamente o noticiário.

A jornalista citou exemplos como os de uma empregada doméstica e um taxista que são fãs de “A voz do Brasil” e juntaram dinheiro durante meses com o objetivo de vir a Brasília especialmente para assistir ao vivo a transmissão do programa.