Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Brasília > Exposição internacional traz artista africano, Sidney Cerqueira, ao IFB
Início do conteúdo da página

Exposição internacional traz artista africano, Sidney Cerqueira, ao IFB

Criado: Terça, 12 de Mai de 2015, 12h10 | Publicado: Terça, 12 de Mai de 2015, 12h10 | Última atualização em Quarta, 13 de Mai de 2015, 20h00 | Acessos: 2370

“Olhares” é o tema escolhido pelo artista para a exposição que decorrerá  paralelamente na Câmara Legislativa, Instituto Federal de Brasília e  no SESC Ceilândia no Distrito Federal, e é um olhar crítico do artista sobre o mundo ao redor, seus encantos e desencantos através de vários ‘olhos’ pintados em acrílico e óleo sobre tela, ‘emoldurados’ por rostos expressivos. 

O programa  africanidade da  Rádio da Universidade Federal de São Carlos, Instituto Federal de Brasília e Subsecretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural –Secretaria do Distrito Federal trazem o Artista Internacional da Guiné-Bissau para uma exposição que acontecerá no dia  15 a 22 no IFB, de 19 a 29 na Câmara Legislativa do Distrito Federal e no dia 20 a 30 de Maio no SESC Ceilândia. 

A capital Brasileira é o próximo destino de Sidney Cerqueira, artista plástico internacional da Guiné Bissau nascido em Portugal,o único da lusofonia que pinta ‘Realismo Espontâneo’.  Com apenas onze anos nas artes plásticas, Sidney tem uma sólida ereconhecida carreira dividida entre a Europa, África Ocidental  e  o seu país de origem.  Brasil é o primeiro país da  America Latina a receber  a exposição do  artista. 

Basta digitar o nome deste artista no motor de busca do Google e saberemos que estamos perante um talento ímpar. As telas de Sidney Cerqueira são marcadas por cores vivas e um domínio técnico de desenho e combinação de pincéis e espátulas característicos, mas também, além da beleza, por temas que chamam a atenção do público em geral para as problemáticas sociais, como a violência doméstica, abuso de menores, xenofobia,  entre outros.  

Nesta exposição,  a exemplo de todas  que o pintor já realizou, há uma combinação de  cores, estilo e responsabilidade social. É nesta base que para Sidney expôr no Brasil é além de um sonho uma missão,  já que ao longo de sua carreira tem desenvolvido simultaneamente com as suas atividades artísticas, ações sociais através do projeto 'Cores da Esperança', uma iniciativa itinerante,  através do qual - preocupado com a situação da infância no mundo - monta oficinas de pintura para crianças e expõe coletivamente com elas. É importante ressaltar que,   o artistas  também abraça a causa de Direitos Humanos com temas  como Mulheres,  Crianças, Idosos e deficientes. 

As obras de arte dos mais novos são trocadas por materiais didáticos que posteriormente são entregues às instituições de acolhimento de crianças desfavorecidas. “O mesmo projeto já foi implementado em Cabo-verde, Guiné-Bissau, Portugal e Senegal e agora é a vez no Brasil”, adianta Sidney Cerqueira visivelmente motivado para a realização do próximo atelier infantil. 

“Olhares” é o tema escolhido pelo artista para a exposição. A recepção e a pré-inauguração da exposição acontecem no dia 15 de maio, às 8h30, no Instituto Federal de Brasília (IFB). E no período da tarde o Instituto ainda receberá um workshop sobre a pintura. Já a inauguração oficial será realizada na Câmara Legislativa no dia 19 de maio, às 19h. No dia 20 de maio o trabalho segue para o SESC Ceilândia, onde a inauguração será às 14h. No SESC, a exposição fica até o dia 30 de maio. 

“Olhares” é uma abordagem crítica do artista sobre o mundo ao redor, seus encantos e desencantos através de vários pares e ‘olhos’ pintados em acrílico e óleo sobre tela, emoldurados por rostos expressivos. 

O artista que à nascença foi levado para a Guiné Bissau onde viveu na  infância e parte da juventude,  mudou-se para Portugal aos 20 anos para concluir os estudos secundários e vive em Lisboa desde o ano 2000. Iniciou suas atividades como artista plástico em 2004 e desde então tem vindo a conquistar o mundo com as suas obras de arte. 

Apesar de se dedicar às artes plásticas, Sidney tem uma base de formação ligada às letras. Vem de uma família de tradição intelectual tanto do lado materno como do lado paterno, apreciadores e fazedores de arte, nomeadamente música, banda desenhada, literatura, cinema, teatro, dança entre outros. 

Sidney possui cinco galerias virtuais na sua página no facebook através do qual atinge cada vez mais pessoas. No seu curriculum o artista conta com uma lista de cerca de 40 exposições individuais e coletivas entre as quais destacam-se "Dak'art 2014" no Senegal,  Galeria do Teatro Municipal da Guarda em Portugal e LuxExpo 2014  em Luxemburgo. 

A descoberta do ‘Realismo Espontâneo’ 

Depois de experimentar várias técnicas que vão desde o carvão ao óleo sobre tela, Sidney é hoje o único artista plástico da lusofonia que faz 'Realismo Espontâneo', estilo criado pelo conceituado artista plástico Voka.

Fim do conteúdo da página