Dia do Meio Ambiente no IFB é marcado por uma programação ampla e muita interatividade
Com muita diversão e integração, a 4ª edição do “Dia do Meio Ambiente no IFB” começou de forma distraída onde os participantes realizaram uma roda de dança circular comandada por Karina Guimarães. Esta edição teve como tema central o uso consciente dos recursos hídricos.
Ao longo do dia diversas atividades abordaram o desenvolvimento sustentável e o cooperativismo. Ainda pela manhã aconteceu uma roda de conversa onde especialistas trouxeram para o debate questões que devem ser ponderadas e trabalhadas por toda a população para que seja evitada uma crise hídrica no Distrito Federal.
Também como parte da programação do evento, as oficinas de chaveiro de retalhos, decoração de bandeja de isopor, porta níquel de embalagem de shampoo, fuxico com retalhos de tecidos e tranças atraíram o público presente.
Integrante da comissão organizadora do evento, a aluna do curso Técnico em Eventos Gisele Caliu, conta que cada ano é escolhido um tema para a comemoração do Dia do Meio Ambiente no IFB. “O evento é sobre o Dia do Meio Ambiente. O tema escolhido desse ano foi sobre a água e como evitar a escassez de água no Distrito Federal, porque apesar de nós, pelo menos nas nossas casas, nunca termos problema com água, a previsão é que até 2018 a gente comece a ter”, disse a aluna.
A artista plástica e moradora da Vila Telebrasília, Marlene Pires, conta que veio para aprender novas técnicas. “Fiquei sabendo do evento pela televisão. Tenho o ateliê Casa da Vila, na Vila Telebrasília, e faço oficinas com pessoas da comunidade e com usuários de drogas e álcool. Aqui na oficina fizemos o aproveitamento da embalagem de isopor, que a gente nunca acha uma utilidade. Ele serve pra colocar as coisas, mas depois não conseguimos com que ele seja útil. Você pode envernizar, impermeabilizar, e usar no dia-a-dia”, compartilhou Marlene Pires.
A também aluna do curso Técnico em Eventos e artesã que ministrou oficina de porta níquel de embalagem de shampoo, Eline Menezes, diz ter se surpreendido com a procura pelo evento e que as pessoas estão cada vez mais conscientizadas a respeito do meio ambiente. “Hoje nós estamos desenvolvendo o porta-moedas, que também pode ser um porta-fone de ouvido, reutilizando embalagens de shampoos que iriam para o lixo. Como o material é bastante resistente, ele também pode proteger bem um pen-drive ou um cartão de memória”, finalizou a aluna.
Quem passou pelo IFB e conferiu as atividades, pode desfrutar de um almoço com comidas típicas do cerrado, assistir ao documentário "A Lei da Água”, de André D' Elia, participar de uma feira de trocas e de um espaço interativo que avaliou a pressão do consumo sobre os recursos naturais.
O Dia do Meio Ambiente foi finalizado com a participação do rapper GOG e da DJ Donna, que animaram o público presente com o seu som. Na oportunidade, GOG ainda lembrou a todos da importância em se pensar na sustentabilidade sem esquecer do desenvolvimento social.
Redes Sociais