Página inicial > Brasília > Aluno do IFB desenvolve espetáculo de dança para contar história de Planaltina

Aluno do IFB desenvolve espetáculo de dança para contar história de Planaltina

Criado: Quinta, 06 de Agosto de 2015, 09h04 | Publicado: Quinta, 06 de Agosto de 2015, 09h04 | Última atualização em Segunda, 10 de Agosto de 2015, 16h41 | Acessos: 2723

Um projeto que pudesse estimular a cultura e a história local da cidade de Planaltina. Foi com esse intuito que o aluno de Licenciatura em Dança do Campus Brasília Lehandro Lira, juntamente com a Transições, Companhia de Dança e Artes, desenvolveu o projeto “As faces de um povo centenário”, que vislumbra a valorização da história e cultura da cidade.

Fundada em 2014, a Transições Cia de Dança e Artes tem como objetivo ser um marco cultural em Planaltina-DF, cidade-sede da companhia desde a sua criação. O objetivo é agregar diversas personalidades, conciliar o hibridismo artístico na linguagem da dança e, ao mesmo tempo, permitir que os corpos transmitam uma linguagem particular buscando suas próprias características.

Lehandro Lira, idealizador da companhia, é nascido em Planaltina e cursa o 6º período de Licenciatura em Dança no Instituto Federal de Brasília (IFB). Ele já desenvolveu grandes trabalhos culturais na cidade. Destaca-se como uma de suas obras o I Festival de Dança de Planaltina, realizado em janeiro de 2014.

O aluno de Dança criou esse novo projeto por acreditar que os moradores de Planaltina estavam perdendo sua identidade. “Com toda a dificuldade cultural, social e de acessibilidade que a cidade enfrenta por ser a mais antiga do DF, resolvi erguer juntamente com a companhia uma apresentação que enaltece a cidade pelos seus 156 anos”, explica Lehandro.

A apresentação desse espetáculo será no dia 22 de agosto. As inspirações da apresentação são os fatores históricos da cidade de Planaltina. Além disso, destaca-se entre os objetivos da companhia democratizar o acesso à dança na comunidade, possibilitar oportunidade para novos talentos, valorizar os artistas da região, incentivar a comunidade a contribuir diretamente com a cultura e diminuir os índices de violência da cidade.

Quer ser um incentivador cultural?

Para a realização do espetáculo, a companhia quer a participação e colaboração da comunidade.  Por esse motivo, foi criada uma campanha na internet para arrecadação dos custos do espetáculo.

Até o dia 15 de agosto, o site Catarse está recebendo colaborações financeiras para a apresentação. Até essa data, a meta do valor arrecadado tem de ser alcançada; caso contrário, os valores doados serão devolvidos aos seus respectivos doadores.

Ficou interessado? Quer ajudar? O projeto aceita contribuições a partir de 10 reais. Colabore clicando aqui.

Serviço:
Transições Cia de Dança e Artes
Espetáculo "As faces de um povo centenário"
Centro Educacional Delta – Vila Buritis, Planaltina/DF
22 de agosto