Página inicial > Ceilândia > Com apoio do Campus Ceilândia, professora embarca para capacitação nos EUA

Com apoio do Campus Ceilândia, professora embarca para capacitação nos EUA

Criado: Segunda, 25 de Janeiro de 2016, 10h49 | Publicado: Segunda, 25 de Janeiro de 2016, 10h49 | Última atualização em Segunda, 25 de Janeiro de 2016, 10h54 | Acessos: 2517

No último dia 15 de janeiro, a professora de inglês do Campus Ceilândia do Instituto Federal de Brasília (IFB) Cassia Regina Migliorança Brandao embarcou rumo a San Francisco, California, onde passará dois meses em capacitação pelo Programa Setec–Capes/Nova.

Na bagagem, a professora levou, além da expectativa de participar de um curso de alto nível, a gratidão em relação a toda a equipe do Campus Ceilândia que, segunda ela, foi a maior apoiadora da sua participação no projeto.

“O campus me incentivou a me inscrever no processo seletivo e, após aprovação, colaborou na reunião da documentação necessária e ajudou a concluir os procedimentos necessários para a viagem”, relata a professora. “Sempre que precisei me ausentar, os colegas reuniram esforços para suprir minha ausência da melhor forma. Não há palavras para agradecer à equipe do Campus, a não ser realizando um excelente trabalho quando eu retornar em março”, complementa.

O diretor-geral do Campus Ceilândia, Tarcísio Ribeiro, conta que a cultura de apoiar pesquisadores na unidade começou em 2014, na seleção para o Programa Professores do Futuro II.

“Na época, uma professora nos procurou e disse que tinha interesse em concorrer, mas faltavam poucos dias para acabar o prazo do edital. Então, mobilizamos as áreas de Ensino e Pesquisa para permitir que a colega dedicasse o tempo necessário para elaborar um ótimo projeto e destacamos outros pesquisadores para ajudá-la. Com isso, alcançamos o nosso primeiro sucesso e tivemos a nossa professora selecionada”, relata.

Tarcísio conta que, agora, é preciso avançar na sistematização desta estratégia, para que as áreas de Pesquisa e Extensão da unidade passem a ter a tarefa incorporada em sua rotina.

“O próximo passo é criar uma rotina de suporte e nos especializarmos, inclusive trazendo contribuição de outros campi do IFB, da Rede e também de parceiros. Nossa meta é ter constantemente profissionais participando de experiências e capacitações em outros países e também no Brasil, de modo a fazer da formação continuada uma realidade. Acreditamos que o campus, seus estudantes e parceiros tem muito a ganhar com os resultados desta estratégia”, finaliza.

Capacitação

A professora Cássia permanece no City College of San Francisco até o dia 12 de março. Ela foi selecionada para o programa Setec–Capes/Nova, que tem como objetivo desenvolver metodologias e materiais didáticos para uso em sala de aula no ensino da Língua Inglesa. As propostas são as de compartilhar experiências do ensino de inglês como segunda língua, propor atividades que estimulem a participação do aluno em sala de aula e estimular parcerias com professores norte-americanos para futuros intercâmbios.

Ao voltar ao Brasil, a professora desenvolverá planos de trabalho nas ações do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) do Ministério da Educação. Essa atividade será realizada no próprio IFB ou em outras escolas públicas.

“A maior expectativa da viagem é analisar a perspectiva americana de ensino de Inglês técnico e como língua estrangeira e adaptar o que for pertinente na minha prática diária de ensino de Inglês no IFB. Além disso, espero aperfeiçoar minhas habilidades na língua Inglesa por meio do convívio social e da participação nas aulas”, espera Cássia.