Página inicial > Ceilândia > Em cerimônia com governador do DF, Campus Ceilândia lança oficialmente suas atividades

Escrito por Déborah Queiroz da Silva | Criado: Quinta, 07 de Abril de 2016, 19h01 | Publicado: Quinta, 07 de Abril de 2016, 19h01 | Última atualização em Quarta, 27 de Setembro de 2017, 17h02 | Acessos: 3129

Nesta quinta-feira, 7 de abril, o Campus Ceilândia do Instituto Federal de Brasília (IFB) inaugurou as atividades da unidade. O evento faz parte das comemorações do aniversário de 45 anos, que está acontecendo durante todo o mês de abril. A cerimônia contou com a presença do Governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, do Reitor do IFB, Wilson Conciani, e do Diretor-Geral do campus, Tarcísio Kuhn Ribeiro.

Na ocasião o Governador falou da importância do IFB para o DF. “Tenho uma profunda gratidão pela instituição IFB, que é uma das mais competentes que tive a oportunidade de conhecer. Nesse momento de descredito da política e dos políticos, isso passa a ter uma relevância muito grande porque esse é o verdadeiro papel da política. Garantir que empreendimentos como esse, que vão mudar a vida das pessoas, que vão mudar a vida das cidades, possam se concretizar, possam se realizar, como nós estamos fazendo aqui neste momento”, destacou.

“Eu vi que aqui tem o curso Técnico de Manutenção de Equipamentos Hospitalares. Neste momento estamos com dificuldades na Rede Pública de Saúde com tomógrafos quebrados. E se a gente tiver técnicos qualificados, capacitados a gente passa a não ter mais esse tipo de problema. [Passamos a] Enfrentar de outra forma esse tipo de problema”, completou.

O Reitor do IFB também falou sobre a diferença que a educação faz na vida da população. “Educação nos permite ser autônomos e escolher nossos caminhos. Tão importante quanto a educação, é que a gente tenha a capacidade de fazer nossas escol lhas. E aqui [no IFB] a gente tem a educação profissional, que permite exercer a cidadania porque assim sou capaz de gerar renda, sou capaz de gerar meu sustento”.

“Do ponto de vista da mudança social isso é muito significativo. Não adianta hoje eu tirar dez milhões da miséria e amanhã colocá-los de volta porque eles não têm condições de se manter, de manter a qualidade de vida, de manter as suas escolhas. É preciso dar à população essa condição de vida. É isso que fazemos com a educação profissional”, exemplificou. “É por isso que o IFB existe”, finalizou.

O Diretor-Geral do Campus Ceilândia se emocionou ao lembrar dos desafios para implantar a unidade do IFB na cidade. “Nosso esforço sempre foi de fazermos o melhor, de fazermos sempre mais, mesmo que as condições não fossem as ideias. Esse é o DNA do nosso campus. Isso é o que a gente faz hoje e é dessa forma que a gente caminha. A nossa equipe nunca permitiu que empecilhos nos afastasse da nossa missão institucional. Muitas vezes, as dificuldades foram maiores que a nossa capacidade de agir. Nesses momentos nos abraçamos mais forte ainda. Mais importante, tivemos compreensão uns com os outros. Isso faz de nós uma equipe diferente. É o que se reflete na qualidade dos serviços que prestamos à comunidade”, discursou.

Também estiveram presentes na cerimônia os pró-reitores do IFB Adilson César de Araújo, Giano Luiz Copetti e Simone Penteado, os diretores-gerais dos Campus Estrutural, Taguatinga Centro, Riacho Fundo, Gama, São Sebastião, Samambaia e Brasília, além da deputada distrital Luzia de Paula.