Página inicial > Ceilândia > MatematizAção: Campus Ceilândia realiza atividades gratuitas para popularização da matemática

Criado: Segunda, 16 de Outubro de 2017, 12h52 | Publicado: Segunda, 16 de Outubro de 2017, 12h52 | Última atualização em Segunda, 16 de Outubro de 2017, 12h56 | Acessos: 1805

“Tornar a matemática divertida e interessante e, assim, cativar um novo olhar para essa relevante área do saber”. Esse é o principal objetivo do evento “MatematizAção”, que acontece de 25 a 27 de outubro, no Campus Ceilândia do Instituto Federal de Brasília (IFB).

Durante três dias, a unidade realizará atividades gratuitas ligadas a divulgação e popularização da matemática a partir da organização de ambiente lúdico que envolva os participantes em atividades práticas e inovadoras relacionadas à resolução de problemas que utilizem o pensamento lógico-matemático e criativo.

Math Escape Room

O que você faria se para escapar de um quarto fechado tivesse que desvendar diferentes enigmas? Se sua vida dependesse de encontrar uma saída lógica em meio a algumas simples pistas deixadas pelo caminho?

O Math Escape Room é uma adaptação do jogo intitulado por Escape Room – popular em vários países da Europa, Japão e Estados Unidos. Serão disponibilizadas 21 sessões, entre às 14h30 e 20h30 dos dias 25, 26 e 27 de outubro, em uma sala decorada com um enredo que envolve um cientista que pretende reduzir drasticamente a população mundial a partir de ataques biológicos. Assim, os grupos terão por tarefa desvendar todos os enigmas de modo a frustrar os planos desse lunático e salvar nosso planeta.

Os enigmas são desafios matemáticos e mensagens codificadas que estão sendo elaboradas para tornar o jogo emocionante ao mesmo tempo que mostra o quanto a matemática pode ser interessante. A atividade é recomenda​ para ​estudantes a partir do 9º ano do ensino fundamental, mas toda a comunidade pode participar​.

A​ entrada no quarto será em grupos de até cinco pessoas. “O trabalho colaborativo é uma das habilidades que são aprimoradas durante o jogo. Afinal, é importante a colaboração de cada membro da equipe para a resolução dos enigmas dentro do tempo limitado”, explica o professor de matemática Mateus Gianni Fonseca, um dos coordenadores do evento.

As inscrições serão realizadas por ordem de chegada nos dias do evento.

Outros Atrações

Além do Math Escape Room, o “MatematizAção” terá outros dois jogos ("Trilha de Enigmas" e "Pense e Ação), além do Stand Show “Matemática e KrÚ da Vida”, com o professor Saulo Boni e Oficina de Criatividade.

O projeto é coordenado pelos docentes de matemática do Campus Ceilândia Mateus Gianni e Juliana Campos e conta com equipe composta pelos professores Caroline Mourão, Paulo Wanderley e Lucas Souza e é financiado Fundo de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF).

As inscrições para o Stand Show e Oficina de Criatividade podem ser feitas Oficina de Criatividade pelo site do evento.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O evento MatematizAção faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2017, que terá como tema “A Matemática está em tudo”.

A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema. O período oficial da 14ª SNCT vai de 23 a 29 de outubro de 2017.

Mais informações, acesse o site do evento: snct.mctic.gov.br