Página inicial > Ceilândia > Semana da Acessibilidade e Cultura no Campus Ceilândia

Semana da Acessibilidade e Cultura no Campus Ceilândia

Criado: Quarta, 25 de Outubro de 2017, 12h04 | Publicado: Quarta, 25 de Outubro de 2017, 12h04 | Última atualização em Quarta, 25 de Outubro de 2017, 12h32 | Acessos: 1012
A Semana da Acessibilidade e Cultura está sendo realizada no IFB Campus Ceilândia com atividades abertos ao público. É uma iniciativa do Curso de Licenciatura em Letras Espanhol e do Núcleo de Assistência ao Portador de Necessidades Especiais (Napne). Também estão envolvidos estudantes do curso de Coral da Terceira Idade e do Programa de Extensão dos cursos Formação Inicial Continuada de idiomas. Entre as atividades que serão realizadas durante a semana estão os projetos "Cine Conexão Hispânica", "Palco Musical" e "Literatura em Esquetes", todos contemplados pelo Edital nº 19/CCEI/IFB com recursos do Programa de Incentivo à Cultura, Esporte e Lazer (PINCEL).

A Mostra de filmes apresenta temáticas atuais, como as relações interpessoais nos dias de hoje, a solidão, a violência, a subjetividade, temas históricos, como a ditadura franquista na Espanha. Entre um filme e outro, haverá um breve debate sobre os temas abordados em cada um e também haverá a performance de algumas esquetes pelos próprios alunos envolvidos no projeto. Um dos destaques é o filme "El orfanato", apesar de ser classificado como uma drama e horror, traz na sua história a questão da inclusão quando uma das personagens principais decide transformar a casa onde funcionava o orfanato no qual viveu durante anos em uma residência para acolher crianças deficientes.

No último dia 24 de outubro foram realizadas apresentações de tango, declamação de poesias, exibição de curta metragens, feira de troca de livros, várias exposições e instalações e encenação da peça "Pepita Jiménez". Hoje pela manhã, dia 25 de outubro, o tema foi acessibilidade com a oficina "O legal das diferenças - Libras e Braile", pelo professor Leandro Alves acompanhado do intérprete de Libras, Gilcemar Junior. A proposta apresentou dinâmicas para explicar as diferenças entre as duas e também ressaltar características importantes de ambas linguagens.

Confira a programação aqui.