De forma lúdica e divertida, estudantes aprendem novos conceitos matemáticos no Campus Ceilândia
Alunos do 9.º ano do ensino fundamental se espalharam pelo pátio do Campus Ceilândia do Instituto Federal de Brasília (IFB) na tarde desta quarta-feira, 25 de outubro. Reunidos em grupos, elas pensavam, discutiam e sorriam. Podia não parecer, mas eles estavam, ali, estudando matemática.
“A gente está tão acostumado a ter eventos acadêmicos, que a ideia do MatematizAção é diferente: é oferecer problemas, atividades e jogos que o estudante possa começar a, pelo menos, ter um encantamento pela matemática, que não é a matéria que as pessoas costumam morrer de amor”, explica o professor Mateus Gianni, um dos coordenadores do evento.
Durante o MatematizAção – evento gratuito que acontece no Campus Ceilândia IFB até esta sexta-feira, 27 de outubro – os participantes podem aprender e se divertir com três jogos e atividades diferentes: Math Escape Room, "Trilha de Enigmas" e "Pense e Ação.
Anna Sophia Martins, de 14 anos, estudante do 9.º ano do Centro de Ensino Fundamental 04 de Ceilândia, participou do Math Escape Room, onde ela e um grupo de amigos ficaram trancados em uma sala decorada com um enredo que envolve um cientista que pretende reduzir drasticamente a população mundial a partir de ataques biológicos. Para sair, eles tiveram que desvendar uma séria de enigmas – que são desafios matemáticos e mensagens codificadas – e, assim, frustrar os planos desse lunático e salvar o planeta.
“Foi tudo bem divertido, os enigmas estavam bem escondidos e não foi muito fácil. Mas, todo mundo trabalhou em grupo para conseguir sair. Foi bem legal”, avalia a estudante.
“No meio dos jogos, os estudantes interagem entre eles e são motivados a buscar os conceitos matemáticos que já estudaram. Quando eles não conhecem um conceito ou ele não parece muito claro, é a hora que pedem a dica para nós, professores, e essa dica às vezes é um conhecimento que precisaríamos de uma aula inteira para explicar”, avalia Matheus.
Stand-Up Show
Nesta quinta, 26, das 20h às 22h, acontece o Stand-Up Show com o professor e consultor Saulo Boni. O palestrante de Campinas-SP viaja por todo o país com o espetáculo de humor “Matemática no Krú da Vida” levando, de forma bem-humorada, conceitos matemáticos tão rejeitados por grande parte dos estudantes.
A participação no stand-up é gratuita. Faça sua inscrição aqui.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
O evento MatematizAção faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2017, que tem como tema “A Matemática está em tudo”, e é coordenado pelos docentes de matemática do Campus Ceilândia Mateus Gianni e Juliana Campos e conta com equipe composta pelos professores Caroline Mourão, Paulo Wanderley e Lucas Souza e é financiado Fundo de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF).
A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema. O período oficial da 14ª SNCT vai até 29 de outubro de 2017.
Veja mais fotos do primeiro dia de atividades do MatematizAção.
Redes Sociais