Página inicial > Ceilândia > De forma lúdica e divertida, estudantes aprendem novos conceitos matemáticos no Campus Ceilândia

Criado: Quinta, 26 de Outubro de 2017, 13h10 | Publicado: Quinta, 26 de Outubro de 2017, 13h10 | Última atualização em Quinta, 26 de Outubro de 2017, 13h16 | Acessos: 1488

Alunos do 9.º ano do ensino fundamental se espalharam pelo pátio do Campus Ceilândia do Instituto Federal de Brasília (IFB) na tarde desta quarta-feira, 25 de outubro. Reunidos em grupos, elas pensavam, discutiam e sorriam. Podia não parecer, mas eles estavam, ali, estudando matemática.

“A gente está tão acostumado a ter eventos acadêmicos, que a ideia do MatematizAção é diferente: é oferecer problemas, atividades e jogos que o estudante possa começar a, pelo menos, ter um encantamento pela matemática, que não é a matéria que as pessoas costumam morrer de amor”, explica o professor Mateus Gianni, um dos coordenadores do evento.

Durante o MatematizAção – evento gratuito que acontece no Campus Ceilândia IFB até esta sexta-feira, 27 de outubro – os participantes podem aprender e se divertir com três jogos e atividades diferentes: Math Escape Room, "Trilha de Enigmas" e "Pense e Ação.

Anna Sophia Martins, de 14 anos, estudante do 9.º ano do Centro de Ensino Fundamental 04 de Ceilândia, participou do Math Escape Room, onde ela e um grupo de amigos ficaram trancados em uma sala decorada com um enredo que envolve um cientista que pretende reduzir drasticamente a população mundial a partir de ataques biológicos. Para sair, eles tiveram que desvendar uma séria de enigmas – que são desafios matemáticos e mensagens codificadas – e, assim, frustrar os planos desse lunático e salvar o planeta.

“Foi tudo bem divertido, os enigmas estavam bem escondidos e não foi muito fácil. Mas, todo mundo trabalhou em grupo para conseguir sair. Foi bem legal”, avalia a estudante.

“No meio dos jogos, os estudantes interagem entre eles e são motivados a buscar os conceitos matemáticos que já estudaram. Quando eles não conhecem um conceito ou ele não parece muito claro, é a hora que pedem a dica para nós, professores, e essa dica às vezes é um conhecimento que precisaríamos de uma aula inteira para explicar”, avalia Matheus.

Stand-Up Show

Nesta quinta, 26, das 20h às 22h, acontece o Stand-Up Show com o professor e consultor Saulo Boni. O palestrante de Campinas-SP viaja por todo o país com o espetáculo de humor “Matemática no Krú da Vida” levando, de forma bem-humorada, conceitos matemáticos tão rejeitados por grande parte dos estudantes.

A participação no stand-up é gratuita. Faça sua inscrição aqui.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O evento MatematizAção faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2017, que tem como tema “A Matemática está em tudo”, e é coordenado pelos docentes de matemática do Campus Ceilândia Mateus Gianni e Juliana Campos e conta com equipe composta pelos professores Caroline Mourão, Paulo Wanderley e Lucas Souza e é financiado Fundo de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF).

A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema. O período oficial da 14ª SNCT vai até 29 de outubro de 2017.

Veja mais fotos do primeiro dia de atividades do MatematizAção.