Professores do Campus Ceilândia trocam experiência sobre os Múltiplos Olhares na Educação
Na última segunda-feira, 13, servidores do Campus Ceilândia do Instituto Federal de Brasília (IFB) se reuniram para trocar experiências na roda de conversa “Múltiplos Olhares na Educação”. O objetivo do encontro foi o compartilhamento da vivência adquirida por servidores que desenvolveram atividades fora do campus.
Seis professores da unidade falaram sobre o tempo em que passaram em Cotia-SP, Espanha, Finlândia, Cuba e Austrália. Kelly de Oliveira Santos, professora da área de química, falou sua experiência de quatro semanas no programa no Finnish Train the Trainers (FiTT), na Finlândia, e aprovou a atividade.
“Foi um momento muito rico, descontraído e de bastante troca pois tivemos a oportunidade de entrar em contato com diferentes formas de se fazer educação no Brasil e o no mundo”, aprova a professora.
O evento aconteceu em um ambiente de aprendizagem que incentiva a colaboração: uma sala de aula do campus diferente das convencionais, com mesas redondas e que podem ser arranjadas em diferentes formatos, cadeiras com rodinhas e puffs.
“Sempre demos importância ao conhecimento que está no próprio campus e o evento como esse é uma capacitação continuada, valorizando os conhecimentos e as ricas experiências que temos aqui dentro”, finaliza o diretor-geral do campus, Tarcísio Ribeiro.
Experiências compartilhadas:
Conceição de Maria Cardoso Costa - Um dia de vivência no Projeto Âncora - Cotia/SP. Inspirada na Escola da Ponte (Portugal), o que esta escola tem de diferente?
Geovani Amaral Santos - Formação continuada e imersão linguística (Espanha).
Kelly de Oliveira Santos - Programa FiTT: Finnish Training the Trainers (Finlândia).
Marcella Nascimento Fernandes - Programa Mais Médicos: experiência de vida sobre dar aulas de português a médicos cubanos (Cuba).
Juliana Campos Sabino de Souza e Mateus Gianni Fonseca - Ensino diferente para diferentes perfis de estudantes - Uma proposta das escolas australianas.
Redes Sociais