Página inicial > Ceilândia > 2º Mostra de Projeto dos Cursos Técnicos em Eletrônica e em Equipamentos Biomédicos

Criado: Quarta, 06 de Dezembro de 2017, 12h02 | Publicado: Quarta, 06 de Dezembro de 2017, 12h02 | Última atualização em Quarta, 06 de Dezembro de 2017, 12h19 | Acessos: 1338
O Instituto Federal de Brasília Campus Ceilândia convida para a 2º Mostra de Projeto dos Cursos Técnicos em Eletrônica e em Equipamentos Biomédicos, hoje a partir das 19 horas, sob a orientação das áreas de Engenharia e Gestão,  baseadas nas práticas metodológicas e de aprendizado da Finlândia. Pensando em tendências e inovação educacional e tecnológica, o IFB Campus Ceilândia oferece aos alunos a oportunidade de serem inventores e aprenderem com suas próprias criações. O trabalho é desenvolvido sempre com o suporte dos professores e tem trazido muitas contribuições para o IFB.

Os projetos são desenvolvidos pelos professores que ministram componentes em uma turma específica, sendo que os professores que têm interesse desenvolvem um projeto em comum. Assim, o projeto cobre o máximo possível de componentes possíveis, tornando-se integrado. A partir de então os estudantes determinam o objeto do projeto, escolhendo o assunto em cima do qual querem desenvolver suas habilidades. Deste momento em diante, os professores tornam-se facilitadores no processo de aprendizagem dos estudantes, apoiando os estudantes com os conteúdos que eles necessitam para dar continuidade no desenvolvimento dos seus projetos.

Esta troca de experiências é incentivada pelos professores e um dos pilares do aprendizado colaborativo e do sócio-construtivismo pregado por Paulo Freire e extremamente apoiado pelos finlandeses. "Ao final do semestre, temos estudantes de diferentes cursos, de diferentes módulos, que cursam diferentes componentes e que desenvolveram projetos com diferentes professores. Por regra, um grupo deve ser formado dentro da sua própria turma, mas nada impede que os estudantes estudem em grupos maiores, troquem experiências entre grupos do seu módulo, ou até entre outros módulos do seu e de outros cursos", explica o professor Paulo Wanderley, um dos responsáveis pelas atividades.

Acompanhe alguns dos projetos a serem apresentados:
- Automatizador Residencial através de smartphones;
- CNC feita com Arduino e peças de leitores de CD-Roms;
- Auxiliador de ultrapassagens em ponto cego para motociclistas;
- Controlador automático de frequência estudantil;
- Conta giro para motores industriais;
- Protótipo de Mão Biônica;
- Controlador de nível de água em aparelhos de ar condicionado;
- Aparelho medidor de pressão sem fio;
- Chocadeira de ovos automatizada;
- Oxímetro de pulso de baixo custo;
- Esteira automatizada para linhas de produção;
- Frigobar para veículos com funcionamento a energia solar.

Além da orientação técnica dos professores da área de Engenharia, temos também a orientação da Profa. da área de gestão, Nancy Davids, que realiza o Plano de Negócios, Análise Mercadológica e Análise de Produto para estes projetos, complementando assim a análise das inovações e dando sentido ao que eles estão estudando.
A equipe técnica é composta pelos professores: Allisson Oliveira, Elio Lima, Lucas Romano, Marylene Roma, Paulo Wanderley, Ricardo Moura, Thiago Bernardes. Também estão conosco este semestre os professores Eliene Nunes, Loryne Viana, Roberto Silva, Ednizia Kuhn, Patrícia Santiago, Diego Fengler, Nancy Davids, Caroline Mourão e João Henrique Farias.

Outros campi também vem  aplicando novas práticas pedagógicas, como o IFB Campus Samambaia com a implementação do  IFactory - Ambiente de Práticas Inovadoras.  A proposta é de oferecer um espaço experimental multidisciplinar para docentes e discentes executarem projetos internos ou em conjunto com a comunidade externa, com foco na aprendizagem centrada no aluno para a resolução de problemas reais.

2ª Mostra de Projetos Campus Ceilândia

Data: 6 de dezembro, quarta-feira

Horário: 19 horas

Local: IFB Campus Ceilândia, QNN 26, área especial, entre a Faculdade de Ceilândia da UnB e a linha do metrô