Página inicial > Ceilândia > uncategorised > Curricularização da Extensão

Curricularização da Extensão

Criado: Quinta, 05 de Outubro de 2023, 15h31 | Publicado: Quinta, 05 de Outubro de 2023, 15h31 | Última atualização em Segunda, 25 de Março de 2024, 16h23 | Acessos: 1213
  • A Extensão, nos cursos de graduação, é a ação, ou conjunto de ações, que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo:
    Interdisciplinar;
    Educativo;
    Político;
    Social;
    Científico;
    Esportivo;
    Artístico;
    Cultural; e
    Tecnológico.

Ademais, articula ensino e pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre o IFB e os outros setores da sociedade, assegurando a interação dialógica entre saberes - acadêmico e popular, promovendo a participação efetiva da comunidade, a transformação social e o desenvolvimento local e regional.

De acordo com a Resolução 42/2020 - RIFB/IFB, a Extensão deverá, progressivamente, integrar-se à matriz curricular dos cursos de graduação ofertados pelo IFB, considerando os prazos previstos na Resolução CNE/CES nº 7/2018 ou quaisquer outros dispositivos que vierem a alterar a referida resolução.

Nessa perspectiva, a integralização da Extensão à matriz curricular dos cursos de graduação constitui-se no processo de Curricularização da Extensão, conforme disposto no art. 11 da Resolução15/2022 - CS/RIFB/IFBRASILIA, que regulamenta a temática no âmbito do IFB.

É importante destacar que a Curricularização da Extensão também poderá ocorrer, de forma progressiva, nos cursos técnicos de nível médio ofertados pelo IFB, mas a obrigatoriedade dar-se-á apenas para os cursos de graduação, conforme estabelecido na Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018.

Normativos legais sobre a Curricularização da Extensão:

Resolução CNE/CES nº 7/2018
Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências.

Resolução 42/2020 - RIFB/IFB
Aprova o Regulamento das Normas Gerais e as Diretrizes Conceituais para as ações de extensão no âmbito do IFB.

Resolução 15/2022 - CS/RIFB/IFBRASILIA
Aprova o Regulamento que trata da Curricularização da Extensão nos Cursos de Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília – IFB.

Para mais esclarecimentos sobre este ou outros temas relacionados à Extensão, por gentileza, entre em contato com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFB, através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Acesse aqui>>>em anexo o Guia para a Curricularização da Extensão nos Cursos de Graduação do Instituto Federal de Brasília

registrado em: