Página inicial > Ceilândia > Campus sedia roda de conversa “A relação Universidade, Ciência e Formação Acadêmica”

Criado: Sexta, 06 de Abril de 2018, 14h46 | Publicado: Sexta, 06 de Abril de 2018, 14h46 | Última atualização em Sexta, 06 de Abril de 2018, 16h42 | Acessos: 1348

Na última quarta-feira, 04 de abril ocorreu, no Campus Ceilândia do Instituto Federal de Brasília, a roda de conversa “A relação Universidade, Ciência e Formação Acadêmica”. O evento, organizado e protagonizado pelos estudantes do curso de Licenciatura em Letras – Espanhol do IFB, mostrou como as universidades se constituem em seu tripé “Pesquisa, Ensino e Extensão”, por meio da socialização de experiências de alunos e de pesquisadores do IFB e da Universidade de Brasília.

A abertura do evento contou com a presença do coral da terceira idade “Vozes do Tempo”, liderado pelo professor Hugo Souza (IFB/Campus Ceilândia). O coral apresentou um repertório que reflete as histórias de vida de seus componentes.

Em seguida, houve um diálogo com a professora Caroline Barbosa, com a temática “Pesquisa e extensão no Instituto Federal de Brasília/Campus Ceilândia”. A conversa traçou um panorama de como a pesquisa e a extensão vêm sendo desenvolvida no campus.

Posteriormente, ocorreu o relato de experiências com integrantes de dois grupos de extensão o FORMANCIPA/UnB, representado pelas estudantes de psicologia Jéssica Ribeiro e Mariana, e o “Projeto Museu, Memória e Cidadania na Diversidade Cultural: rodas de memória” (IFB/Campus Ceilândia). Os grupos apresentaram suas propostas educativas e o histórico de suas ações.

O projeto “Projeto Museu, Memória e Cidadania na Diversidade Cultural: rodas de memória” esteve representado pelo professor Wellington Pedro. O projeto promove ações na região da cidade Estrutural com o intuito de resgatar da memória do local a partir de seus moradores.

O momento de relato de experiência dos grupos de extensão foi marcante para o evento, pois possibilitou a partilha de experiências, promoveu a curiosidade do público, a possibilidade de parcerias entre as instituições e os alunos nos projetos apresentados, além de um longo e enriquecedor período de debate. Segundo Amada Goularte, aluna do curso de Licenciatura em Letras – Espanhol, “Durante as palestras tivemos acesso aos mais variados tipos de conteúdos e experiências, que embora abordados de forma simples foram capazes de instigar a curiosidade e autonomia dos estudantes. Me senti próxima à profissão e me senti contemplada”.

Para encerrar a roda de conversa, ocorreu a socialização da pesquisa de Lorena Ferreira Lara da Silva, intitulada “Caracterização e desempenho dos grupos de pesquisa do Instituto Federal de Brasília (IFB) certificados no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)”, que traçou um panorama da organização dos grupos de pesquisa no IFB, refletindo sobre a distribuição do grupos de pesquisa no instituto, bem como sobre as possibilidades e distribuição de financiamentos das ações destes grupos de pesquisa.

O evento, que foi orientado pelos professores Wellington Pedro e Micheli Gonçalves, estava vinculado à disciplina Metodologia Científica, que, dentre seus objetivos, visa refletir sobre a relação Universidade, Ciência e Formação Acadêmica. Para Amanda Goulart, aluna de Letras Espanhol, que participou da organização do evento, a experiência foi enriquecedora. “Foi uma experiência incrível, eu me envolvi por inteiro e aprendi muito com meus amigos envolvidos no projeto. Coletividade, organização, zelo e pontualidade foram essenciais”.

Veja mais fotos do evento aqui