Página inicial > Ceilândia > Servidores do Campus Ceilândia participam de curso em Alto Paraíso de Goiás

Servidores do Campus Ceilândia participam de curso em Alto Paraíso de Goiás

Criado: Terça, 02 de Outubro de 2018, 16h21 | Publicado: Terça, 02 de Outubro de 2018, 16h21 | Última atualização em Terça, 02 de Outubro de 2018, 16h29 | Acessos: 951

Entre os dias 28/09 e 02/10/2018, vinte servidores do Campus Ceilândia do Instituto Federal de Brasília, entre professores e técnicos administrativos, participaram do curso "Educação transformadora - vivendo a Vila Verde". A formação fez parte de uma visita técnica à Escola Vila Verde, que fica em Alto Paraíso de Goiás, e atende crianças do Ensino Fundamental. A escola foi fundada no ano 2000 por uma comunidade de mães e pais com a proposta de oferecer educação diferenciada às crianças da região. Em 2013, passou a ser parceira do Instituto Caminho do Meio e, desde então, insere a filosofia budista contextualizada à Pedagogia de Projetos. A escola tem como missão "educar as pessoas para a felicidade e para a ação no mundo da confiança e consciência de si, do outro e do nosso ambiente".

O curso foi pensado para reforçar a atuação do Campus Ceilândia no campo das Metodologias Ativas de Aprendizagem, Pedagogia de Projetos e Aprendizagem Baseada em Problemas, linhas de aprendizagem que vem sendo desenvolvido desde de 2015 e que foi reforçada a partir da participação de quatro docentes no Programa Professores para o Futuro, parceria do MEC/SETEC com a Finlândia.

Estes quatro docentes desenvolveram estudos na Finlândia por três meses, sendo que a professora Kelly Santos participou também de um grupo de mais 20 professores formadores que retornaram à Finlândia para desenvolver um curso de formação em metodologias ativas para os demais docentes da Rede Federal de Educação. Parte deste curso já foi oferecido aos professores do Campus Ceilândia e várias oficinas sobre o tema já foram feitas pelas professoras Conceição de Maria, Kelly Santos e Juliana Campos em outros campi do IFB.

O curso "Educação transformadora - vivendo a Vila Verde" foi organizada pela Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Ceilândia, em parceria com os técnicos e professores envolvidos.