Página inicial > Ceilândia > Campus Ceilândia promove evento de tecnologia para meninas

Campus Ceilândia promove evento de tecnologia para meninas

Criado: Quinta, 01 de Novembro de 2018, 14h25 | Publicado: Quinta, 01 de Novembro de 2018, 14h25 | Última atualização em Segunda, 05 de Novembro de 2018, 15h16 | Acessos: 1787

O Campus Ceilândia do Instituto Federal de Brasília (IFB) promove o evento TIC TAC de Tecnologia, voltado para meninas que têm facilidade com tecnologia, aplicativos, jogos e programas, no período de 08 a 09 de novembro. O evento é uma realização da União Internacional de Telecomunicações, da Organização das Nações Unidas (ONU).

O TIC TAC foi idealizado pelo fato de muitas pessoas acreditarem que seguir a carreira de exatas não faz parte do universo feminino ou é destinada somente para aqueles que têm facilidade com a Matemática. Nos últimos anos, a importância do uso e do aceso às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) tornou-se um assunto que vem sendo tratado no mundo todo, e umas das preocupações da sociedade internacional é a inserção de meninas e mulheres no universo da tecnologia, como uma das formas de se criarem oportunidades de carreira profissional, além de promover uma maior inclusão social da mulher na sociedade.

Na programação do evento, disponível abaixo, constam três oficinas, rodas de conversa e palestras com diversos grupos temáticos relacionados ao empoderamento feminino e às novas tecnologias. As inscrições podem ser feitas AQUI e qualquer aluna do ensino médio do IFB pode participar.

O evento contará com três oficinas e um total de 100 vagas, acesse a programação abaixo:

Scratch (40 vagas): ideal para pessoas que estão começando a programar, com ele é possível criar histórias animadas, jogos e outros programas interativos;

Digital Storytelling (40 vagas)ferramenta digital que apoia os alunos na criação de trabalhos escolares (estórias) de forma interativa e muitas vezes presente em formato atraente e emocionalmente envolvente com intuito de ser um processo pelo qual diversas pessoas partilham a sua história de vida elaborada com criatividade;

Arduíno (20 vagas) com montagem e programação de uma estação meteorológica de baixo custo: esta oficina vai permitir que os interessados consigam montar sua própria estação meteorológica, de baixo custo, para monitorar dados climáticos.