Página inicial > Ceilândia > Discentes realizam visitas técnica e cultural na Usina Binacional de Itaipu

Discentes realizam visitas técnica e cultural na Usina Binacional de Itaipu

Criado: Segunda, 26 de Novembro de 2018, 17h55 | Publicado: Segunda, 26 de Novembro de 2018, 17h55 | Última atualização em Segunda, 26 de Novembro de 2018, 21h52 | Acessos: 1283

Entre os dias 18 e 19 de novembro, cerca de 32 alunos do curso técnico em Segurança do Trabalho do Campus Ceilândia e 08 servidores participaram de duas visitas, sendo uma cultural e outra técnica.

Durante a visita cultural, foi possível conhecer o Parque Nacional do Iguaçu, o qual é considerado um Patrimônio Natural da Humanidade, envolvendo uma vasta área de preservação ambiental que abriga a maior remanescente da Floresta Amazônica na região sul do Brasil e importantes espécies da fauna e flora brasileiras, inclusive algumas ameaçadas de extinção.

A visita técnica foi realizada no Complexo da Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu, que é uma das sete maravilhas do mundo moderno, sendo considerada a maior do mundo em produção de energia. A usina, um empreendimento pertencente ao Brasil e Paraguai, envolveu, no auge das obras, mais de 40 mil operários. Atualmente, a usina conta com mais de 3 mil funcionários, entre brasileiros e paraguaios.

Durante a visita, os estudantes puderam conhecer o Canal da Piracema, o vertedouro, a barragem principal com vista para o leito original do Rio Paraná, Sala de Despacho de Carga, Sala de Controle Central, Hall dos Geradores, Eixo da Unidade Geradora e Crista da Barragem. Os estudantes tiveram a oportunidade ainda de verificar os riscos inerentes ao processo produtivo, bem como reconhecer a importância da atuação de um técnico em segurança do trabalho na manutenção de ambientes de trabalho saudáveis e seguros.

Os estudantes Cristiane Aparecida, Rodrigo Cirilo e Renata Souza, contemplados pelos recursos do Programa de Incentivo à Cultura, Esporte e Lazer (PINCEL), realizarão, durante a segunda edição do Ceilândia Integrando Ensino, Pesquisa e Extensão (CEINEPE), a Mostra Fotográfica referente à visita técnica à usina de Itaipu. O projeto foi idealizado como uma estratégia de compartilhamento de conhecimentos entre os demais estudantes do campus. As inscrições para a mostra podem ser realizadas, gratuitamente, AQUI (www.even3.com.br/ceinepe).

Segundo o professor do curso técnico de Segurança do Trabalho, André Luiz de Brito Alves, as visitas permitiram uma importante integração entre os estudantes dos diferentes módulos do curso, professores e técnicos, peça fundamental na consolidação do sentimento de pertencimento dos estudantes ao instituto. “Esperamos que mais visitas como essas possam continuar sendo promovidas, tendo em vista não somente o saber técnico, mas as vivências culturais e sociais, que tanto contribuem para a formação de um profissional mais completo e consciente do seu potencial na sociedade”, destacou.