Página inicial > Ceilândia > Docente apresenta trabalho em evento na Jamaica sobre Tecnologias de Informação e Comunicação

Criado: Terça, 04 de Dezembro de 2018, 14h56 | Publicado: Terça, 04 de Dezembro de 2018, 14h56 | Última atualização em Quarta, 05 de Dezembro de 2018, 15h15 | Acessos: 1227

A professora de Português do Campus Ceilândia, Roberta Cantarela, apresentou o trabalho intitulado “Inclusão digital na rede federal de ensino no Brasil: relatos sobre o Instituto Federal de Brasília IFB, Campus Ceilândia” (original: Digital inclusion in the federal network of education in Brazil: reports on the Federal Institute of Brasilia – IFB) no evento "Acessíveis Américas V: tecnologia da informação e comunicação para todos", que aconteceu em Montego Bay, na Jamaica, de 28 a 30 de novembro.

A docente, que atua nos cursos técnico e de licenciatura em Espanhol no IFB Ceilândia, integrou a sessão “Inclusão Digital na Educação: Desenvolvendo habilidades para uma sociedade inclusiva”. Ela apresentou a rede federal de uma forma geral, focando em como o IFB Ceilândia trabalha em prol da inclusão digital na terceira idade e pela inclusão de meninas por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). “Para exemplificar o trabalho do campus, foram apresentados vídeos com depoimentos dos idosos e o vídeo ganhador de melhor digital storytelling da aluna do Ensino Médio Danyelle Rodrigues”, detalhou Cantarela.

A discente do Campus Ceilândia tem sido destaque no curso Técnico Integrado em Eletrônica, gosta de desafios e tem um potencial diferenciado na área tecnológica. No mês de novembro, ela participou do evento Tic Tac e foi premiada como aluna destaque na oficina digital storytelling pela produção de um vídeo contando um pouco da sua história, na qual mostra que lugar de mulher é onde ela quiser.

O evento, que aconteceu na Jamaica, tratou da Inclusão digital na América e foi organizado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), agência da Organização das Nações Unidas (ONU).  Os idiomas oficiais do congresso, espanhol e inglês, foram adotados por todos os participantes. No caso da professora do IFB, a língua inglesa foi a escolhida para a apresentação.

“Acessíveis Américas V: tecnologia da informação e comunicação para todos" teve como objetivo incentivar os governos, a indústria, a academia e outras partes interessadas a promover a acessibilidade das TICs a fim de criar oportunidades justas e iguais para todos os cidadãos (pessoas com deficiência, mulheres e meninas, idosos, indígenas e outros que ainda não são atendidos) e apoiar uma agenda de desenvolvimento regional tratando a acessibilidade das TIC como uma questão de desenvolvimento transversal.