Página inicial > Ceilândia > Professor de Matemática do IFB ministra palestra em formação de professores municipais do Piauí

Criado: Terça, 26 de Março de 2019, 10h23 | Publicado: Terça, 26 de Março de 2019, 10h23 | Última atualização em Terça, 26 de Março de 2019, 11h29 | Acessos: 817

O professor de Matemática do Campus Ceilândia do Instituto Federal de Brasília (IFB) Mateus Gianni Fonseca ministrou uma palestra no I Encontro de Formação para Professores de Matemática dos municípios do Piauí (ForMat), realizado nos dias 21 e 22 de março, em Teresina. O evento foi uma realização do Grupo de Referência no Ensino de Matemática no Piauí. Outros três encontros como esse acontecerão ao longo do ano, de modo a tratar de outros temas e incentivar a continuidade das formações locais.

O docente do IFB falou, durante a formação, sobre o tema "Aprendizagem Matemática e o Pensamento Crítico e Criativo na Escola". O professor Mateus pesquisa como estimular o pensamento crítico e criativo em Matemática em suas pesquisas de doutorado e acredita que seja importante levar os resultados de suas pesquisas à sala de aula. “A ideia principal dessa palestra foi mostrar que a Matemática não se limita a ser apenas uma disciplina de algoritmos. Quis mostrar que a Matemática tem espaço para estimular o pensamento crítico e criativo. Penso que mudar a visão sobre a Matemática contribui tanto para que lecionemos uma Matemática mais alinhada às demandas de hoje, como para que o conteúdo se torne mais significativo ao estudante", opinou.

Segundo o docente, o evento foi muito produtivo e enriquecedor. “É uma forma interessante de multiplicar a formação. É uma 'corrente do bem' para com o ensino de Matemática", finalizou o professor.