Página inicial > Ceilândia > Parabéns, Ceilândia, pelos seus 48 anos

Parabéns, Ceilândia, pelos seus 48 anos

Criado: Terça, 26 de Março de 2019, 17h13 | Publicado: Quarta, 27 de Março de 2019, 04h30 | Última atualização em Terça, 26 de Março de 2019, 17h13 | Acessos: 1357

Ceilândia – a maior e mais abrangente região administrativa do Distrito Federal – completa 48 anos nesta quarta-feira, 27 de março, e o Instituto Federal de Brasília (IFB) orgulha-se de estar há quase oito anos abrigando ali uma de suas Unidades mais inovadoras e criativas.

O Campus Ceilândia atende cerca de 1.200 alunos oferecendo-lhes cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), cursos técnicos presenciais de Eletrônica (integrado ao Ensino Médio e subsequente) e de Equipamentos Biomédicos (subsequente) e, a distância, de Segurança do Trabalho (subsequente), além de graduação em Licenciatura em Letras (Língua Espanhola) e pós-graduação – especialização em Segurança Pública. Todas as ofertas de ensino são gratuitas, com infraestrutura e profissionais qualificados.

A Instituição tem um grande envolvimento no âmbito tecnológico. Diversos projetos de pesquisa e de extensão são desenvolvidos pelos professores e técnicos. Em 2018, o campus chegou a sediar a primeira edição do Festival de Robótica Educacional.

Sem perder a conexão também humanista, a Unidade do IFB em Ceilândia realiza ações inclusivas relativas à Melhor Idade, às pessoas com necessidades específicas e a gêneros.

Muitos projetos que o campus realiza são em parceria com outras organizações públicas e privadas para atender às necessidades específicas da comunidade, como, por exemplo, o curso de Doulas, que foi ofertado com a associação da área, e o curso de pós-graduação Lato Sensu em Segurança Pública, que está sendo desenvolvido com a Escola Superior de Polícia Civil do Distrito Federal (ESPCDF).

Na área de pesquisa e inovação, um dos projetos do campus que se destacou no programa Fábrica de Ideias Inovadoras (FABIN) e no ConectaIF em 2018 foi o do aplicativo que dá autonomia para os cadeirantes controlarem o uso da rampa, tanto na descida como na subida do ônibus, atendendo a uma demanda inclusiva de estudantes cadeirantes.

Assim, o Instituto Federal de Brasília felicita-se por sua crescente atuação em Ceilândia e deseja boas vibrações à região, de mais de 400 mil habitantes, que comemora nesta data seus 48 anos.