Estudantes de Segurança do Trabalho realizam visita técnica em montadora de automóveis
Estudantes do curso Técnico em Segurança do Trabalho do Campus Ceilândia do IFB, acompanhados de cinco servidores, tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento da linha de montagem do grupo CAOA Hyundai no Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA), em Goiás.
A unidade tem um alto nível de automação, e os robôs são responsáveis por aproximadamente 70% das tarefas relacionadas à fabricação dos carros. Para os alunos foi uma oportunidade de conhecer como as empresas de ponta conciliam eficiência com segurança do trabalho. Durante dois dias, a empresa disponibilizou a equipe do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), por meio do programa “Aprenda aqui CAOA – Unindo conceito à prática”. O engenheiro de segurança e técnicos de Segurança tiraram dúvidas e mostraram na prática as atividades dos futuros técnicos, que serão formados pelo Instituto Federal de Brasília – Campus Ceilândia.
A unidade demonstrou cuidados com o bem-estar dos funcionários com programas de segurança na redução dos riscos ocupacionais focados principalmente na ergonomia do trabalho, riscos ambientais e riscos de acidentes do trabalho.
Segundo os professores do curso de Segurança do Trabalho do IFB André Luiz de Brito, Gabriela Cristina e Loureine Garcez, a proposta é que neste ano as visitas técnicas tenham um guia baseado nos módulos que estiverem sendo estudados, facilitando de forma mais didática a compreensão dos alunos referente ao conteúdo trabalhado em sala de aula e vivenciado nas saídas de campo no chão de fábrica.
No final do ano, os alunos serão convidados para um fórum em evento de Pesquisa e Extensão do campus em que serão discutidos os principais pontos de aprendizagem referentes às visitas técnicas realizadas em 2019.
Redes Sociais