Página inicial > Ceilândia > Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre edição 2019 é sediado pelo IFB Ceilândia

Criado: Segunda, 29 de Abril de 2019, 11h27 | Publicado: Segunda, 29 de Abril de 2019, 11h27 | Última atualização em Segunda, 29 de Abril de 2019, 15h43 | Acessos: 1195

Um dia inteiro de atividades gratuitas e voltadas à programação e instalação de softwares livres para toda a comunidade. Esse foi o ciclo de atividades do Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre (Flisol) edição 2019, que ocorreu durante o sábado (27), no Campus Ceilândia do Instituto Federal de Brasília (IFB). Essa foi a 15ª edição do evento, e o instituto já sediou o Flisol em edições passadas, no Campus Taguatinga.

Alunos, servidores e comunidade externa participaram da programação, que envolveu oficinas, palestras e maratonas com os temas de programação, pensamento computacional, eletrônica, aplicativos, jogos pedagógicos, segurança da internet, modelagem, impressão 3D e a utilização de diversos softwares livres, inclusive auxílio na instalação nos notebooks dos participantes. Caravanas de outros estados, além de discentes de faculdades privadas e públicas do DF, também se dirigiram ao Flisol no IFB Ceilândia.

A abertura solene do evento foi realizada no auditório da instituição e contou com a participação do reitor do IFB, Wilson Conciani, da pró-reitora de Extensão e Cultura, Cristiane Batista, do diretor-geral eleito do Campus Ceilândia, Ricardo Frangiosi, além de Jocênio Marquios – que compôs a equipe de organização do Flisol 2019 e é coordenador do Programa de Letramento Digital em Software Livre, aprovado pelo edital 040/RIFB/2018 – e Francisco Teixeira, coordenador do Flisol 2019.

O reitor Conciani, em seu pronunciamento, colocou os dez campi do IFB à disposição do Flisol nas próximas edições. “Também oferecemos a oportunidade de inscrição de oficinas de software livre e códigos abertos para serem ministradas durante o ConectaIF, que neste ano acontece em agosto, no Estádio Mané Garrincha. Já usamos diversos softwares abertos no IFB. Precisamos ampliar para toda a comunidade”, informou.

Jocênio Marquios reiterou que o IFB Ceilândia já possui diversas ações de software livre implementadas no campus e anunciou um curso de introdução ao software livre a ser ofertado em breve. Francisco Teixeira, por sua vez, acredita que o Flisol ocorre em apenas um dia, mas o conhecimento se propaga, ressaltando ainda a abertura de todos os palestrantes ao diálogo. Na oportunidade, Joelson Madureira, representando a Suse Academic, também abordou uma futura cooperação técnica no IFB com a empresa.

Para crianças

O Flisolzinho, evento que integra a programação da Flisol há cinco anos, teve forte adesão da comunidade. Filhos de participantes e crianças da equipe LabKids com mais de 6 anos de idade participaram das atividades que se estenderam durante todo o dia e abordaram pensamento computacional, eletrônica, entre outros temas relacionados. Laura Ciqueira (10) explicou que adora montar e construir equipamentos. “Eu prefiro essa parte da engenharia e estou no LabKids desde 2016”, detalhou a jovem, que em todos os anos participa do Campus Party em Brasília. Os pais, segundo ela, incentivam que estude e aperfeiçoe temas da Tecnologia da Informação, já que são da área.