Cooperação entre Campus Ceilândia, Secretaria de Educação e Casa Thomas Jefferson capacita professores da rede pública em STEAM Education
O grupo de robótica "Robot IF" do Instituto Federal de Brasília/IFB Campus Ceilândia realizou, em parceria com a Secretaria de Educação do DF e o Espaço Maker da Casa Thomas Jefferson, uma capacitação em STEAM criativo para professores. A sigla inglesa STEAM significa Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes (design) e Matemática. Esse movimento surgiu nos Estados Unidos da América e busca mesclar as diferentes áreas, tornando a aprendizagem mais atraente e ativa para o aluno.
O evento contou com uma palestra do professor Gustavo Pugliese, graduado em Letras e em Ciências Biológicas na Unicamp, doutorando na Faculdade de Educação da USP, na área de currículo e STEM education. Na oportunidade foram realizadas quatro oficinas, com destaque para os professores do Campus Ceilândia, sendo:
— Projetos com Arduíno (conduzida pela professora Rayana — IFB);
— Scratch 3.0 (conduzida pelo professor Paulo Magro — IFB);
— Tiny house (conduzida pela equipe Maker Space);
— Iniciação científica (conduzida pela professora Zilma — CEMI GDF).
Ao todo, 40 professores realizaram a capacitação. O objetivo é que os docentes apliquem o que aprenderam em projetos nas suas escolas.
Redes Sociais