Página inicial > Ceilândia > III Ceinepe — Ceilândia Integrando Ensino, Pesquisa e Extensão

III Ceinepe — Ceilândia Integrando Ensino, Pesquisa e Extensão

Criado: Sexta, 22 de Novembro de 2019, 08h59 | Publicado: Sexta, 22 de Novembro de 2019, 08h59 | Última atualização em Sexta, 22 de Novembro de 2019, 17h44 | Acessos: 1716
O Instituto Federal de Brasília — IFB/Campus Ceilândia irá promover, entre os dias 26 e 29 de novembro, o III CEINEPE (Ceilândia Integrando Ensino, Pesquisa e Extensão). O evento tem por objetivos:
i) integrar as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus no âmbito da educação profissional e tecnológica;
ii) difundir o conhecimento produzido pelos servidores e discentes do campus;
iii) oferecer um espaço para a troca de experiências entre os discentes dos diferentes níveis e modalidades de ensino, os servidores e a comunidade externa;
iv) promover a cultura e o lazer.

O III CEINEPE (Ceilândia Integrando Ensino, Pesquisa e Extensão) é um evento científico-cultural voltado para toda a comunidade interna e externa, com atividades nas áreas de Eletrônica, Biomédica, Segurança do Trabalho e Espanhol. Ainda na programação serão realizadas exposições tecnológicas, palestras, oficinas e minicursos distribuídos durante os quatro dias de realização. A abertura será realizada no dia 26 de novembro, às 14h. O evento é gratuito e voltado para todas as idades.

Para aqueles interessados em Eletrônica, o evento terá oficina como "Montagem de Circuitos em Protoboard e Instrumentos de Medidas Eletrônica", "Vídeocirurgia aplicada e sua manutenção", "Aprendendo a programar com o Arduino", "Introdução à programação de blocos — Scratch"; bem como uma "Roda de Conversa com Profissionais em Engenharia Clínica e Egressos do Curso Técnico em Equipamentos Biomédicos". Na quarta-feira, à tarde, haverá a Mostra dos Projetos Integradores com apresentação de ideias inovadoras e soluções tecnológicas.

A área de Segurança do Trabalho, na terça e quarta, à noite,  contará com o "Workshop — jogos interativos da Segurança do Trabalho", assim como oficinas de "Primeiros Socorros". Na área de Letras/Espanhol, em todas as manhãs haverá apresentações de trabalhos de conclusão de curso, e às tardes, várias oficinas, como "Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP)" e "La Casa de Papel: as 10 lições que se pode aprender com esta série para a formação de professores".

Em parceria com a Associação de Amigos do Deficiente Visual (AADV), o evento irá oferecer, na quarta-feira, "Massagem Quick por pessoas com deficiência visual"; a palestra "Como se relacionar com a pessoa com deficiência visual (DV)"; outra sala sensitiva com experiências multissensoriais; bem como oficinas sobre o Sistema Braille. Para a quinta-feira pela manhã está reservada uma Mostra de trabalhos sobre Inclusão Social, incluindo projetos, como Dispositivo para cegos; Cão guia eletrônico — DemoDog; Bengala e Óculos ultrassônicos; Ouvido a Cultura.

O evento conta com diversas oficinas que visam introduzir técnicas de trabalhos manuais a título de complementação de renda ou de relaxamento, como as oficinas "Bordado livre em fotografias", "Biscuit", "Pintura em Caixas", "Ponto Cruz" e "Bonecas Frida Kahlo". Outra oficina do evento é a de "Automaquiagem": basta trazer seu material pessoal e aprimorar a técnica. Na quinta-feira, à tarde, teremos ainda a "Mostra de Talentos da Terceira Idade", com a exposição de diversas atividades econômicas realizadas pelos alunos da Terceira Idade, despertando ações empreendedoras, assim como o Baile da "Melhor Idade".  Também programada para quinta-feira, a "Oficina de Cinema: Introdução à Linguagem Audiovisual", que visa promover a apropriação da linguagem audiovisual e a criação de filmes de curta-metragem.

Visando a esportes, cultura e lazer, o evento conta com a "1ª Mostra de filmes curta-metragem IFB CCEI" e o "2° Aberto de Tênis de Mesa do Campus Ceilândia", bem como a apresentação e Workshop de Street Dance do grupo Intermixeds bboys — "Consciência Negra: HIP HOP e Street Dance como Representatividade cultural Negra", tudo isso na sexta-feira. Nesse mesmo dia irá ocorrer o lançamento do livro "Registrando a memória dos primeiros anos do IFB Ceilândia".

Além disso, serão realizadas várias apresentações orais com os projetos de pesquisa desenvolvidos pelos professores do campus, voltados para todos os públicos, tais como estudantes do Ensino Médio, com apresentações como "Textos, imagens e percepções do mundo na Idade Média: dos manuscritos medievais às nossas salas de aula" e "O que ninguém te conta sobre a energia fotovoltaica", e apresentações sobre Educação, como "Gameficação na educação a distância" e a oficina "É possível aprender criativamente? Como? ".

Inscrições aqui.

Todas as atrações são gratuitas e abertas ao público.

Participem!