Aprovado projeto para acelerar capacitação em manutenção de equipamentos
Saiu o resultado final do Edital 01/2020 do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o projeto " Tecnologia para monitoramento da profilaxia da Covid-19 e capacitação célere de profissionais da manutenção de equipamentos biomédicos" do IFB foi aprovado.
Este projeto visa desenvolver tecnologia para monitoramento da profilaxia da Covid-19 e capacitação célere de profissionais da manutenção de equipamentos biomédicos por meio de kits didáticos específicos para possibilitar a manutenção dos respiradores mecânicos e equipamentos biomédicos.
A Profª Thatiane Lima Sampaio, coordenadora do Curso Técnico em Equipamentos Biomédicos do IFB/Campus Ceilândia, explica que serão necessários componentes para montagem de torneira de acionamento automático para lavagem de mãos com monitoramento e contabilização de uso por pessoa e construção de kit didático de baixo custo para realizar treinamentos na manutenção de equipamentos biomédicos e ventiladores mecânicos. Serão capacitados cerca de 30 profissionais técnicos e disponibilizadas duas torneiras automáticas para unidades de saúde para mitigação dos impactos da emergência da Covid-19. Esse projeto tem como parceiros o SENAI e a UNB e já está em andamento com a capacitação de 12 técnicos vinculados aos hospitais de Brasília e sendo feita a manutenção de 61 ventiladores mecânicos da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
O grupo desse projeto é composto pela coordenação da Profª. Thatiane Lima Sampaio e professores Elio Armando Nunes de Lima, Rhaíra Helena Caetano e Souza, Paulo Percio Mota Magro, Cristiano de Castro Burgos, Lucas Vasconcelos de Morais e técnico Mardoqueu Nunes dos Santos Moraes do IFB. Os colaboradores externos do SENAI são Marco Antonio Areias Secco, Valéria Luciene de Oliveira Silva, Eliseia Candida da Silva Tavares. O colaborador da UnB é o Prof. Edson Mintsu Hung.
Cenário
O estado de Emergência em Saúde Pública causado pela pandemia da Covid-19 provoca forte pressão sobre o sistema de saúde brasileiro e ressalta a urgente necessidade de equipamentos médicos em pleno funcionamento e de profissionais capacitados para a manutenção e operação dos aparelhos hospitalares.
Segundo os dados do Ministério da Saúde, o Brasil conta hoje com cerca de 65 mil respiradores, dos quais pouco mais de 4 mil não estão aptos para uso por falta de manutenção.
A formação de profissionais capacitados para manutenção de equipamentos biomédicos é muito incipiente em todo o Brasil, e o curso Técnico em Manutenção de Equipamentos Biomédicos (modalidade subsequente ao ensino médio) oferecido pelo Instituto Federal de Brasília – IFB/Campus Ceilândia é o único curso especializado na área em todo o Centro-Oeste.
O cenário atual requer a atuação de profissionais técnicos direcionados para manutenção de ventiladores mecânicos. Adicionalmente, ferramentas educacionais para esse público são limitadas, e os simuladores para ensino são importados. Esses dados sugerem uma forte necessidade de ampliação de toda a estrutura que envolve manutenção e operação da rede hospitalar em caráter regional e nacional.
Confira aqui o vídeo que explica sobre o projeto.
Redes Sociais