Página inicial > Ceilândia > Campus Ceilândia implementa ações de combate à Covid-19

Campus Ceilândia implementa ações de combate à Covid-19

Criado: Quinta, 27 de Agosto de 2020, 15h10 | Publicado: Quinta, 27 de Agosto de 2020, 15h10 | Última atualização em Quinta, 27 de Agosto de 2020, 15h17 | Acessos: 725

Mesmo em período de pandemia, os serviços continuados (de vigilância, administrativos e de limpeza/conservação) do Instituto Federal de Brasília – IFB/Campus Ceilândia não pararam. Algumas escalas nos serviços administrativos e de limpeza/conservação foram montadas, para que se preservem, o máximo possível, os colaboradores, respeitando-se os protocolos de segurança adotados.

Para gerenciar esses serviços nas equipes, além de efetuar outros passíveis de serem feitos neste contexto momentâneo, as coordenações da Diretoria de Administração e Planejamento estão no campus para verificação, recebimento de material, acompanhamento de serviços terceirizados, suporte de TI aos servidores que estão trabalhando presencialmente, atendimento nas demandas vindas das Pró-Reitorias e acompanhamento de processos que necessitem de alguma ação presencial. Nessa rotina presencial, somam-se reuniões on-line e participação em várias outras reuniões de comissões e treinamentos.

Assim que foi instituído o Comitê de Emergência (COE) local do campus por portaria, as ações de combate à Covid-19 iniciaram-se, destacando-se a instalação de pias, dispensers de álcool em gel e para papel toalha.

Foram deixados na recepção, para uso e necessidade de todos os servidores que tiverem de ir ao campus para alguma atividade presencial, os seguintes itens:

• máscaras Face Shield´s;
  • luvas; e
  • máscaras descartáveis.

Quando do retorno do regime presencial ou semipresencial

A entrada dos alunos no campus será feita pela escada lateral. A orientação da prática de lavar as mãos e do uso do álcool em gel e a aferição de temperatura será feita logo na entrada pelos Agentes de Portaria.  Está sendo providenciada uma tenda para cobrir o local.

Será instalado ainda na parte central, um pouco abaixo, outro dispenser de álcool e papel para acessibilidade.

Banners e avisos em locais estratégicos do campus, inclusive banheiros, já foram instalados – material de divulgação enviado a todos os campi pela Diretoria de Comunicação Social (Dicom) do IFB.

Instalação de TV e monitor para ampliar a divulgação através de vídeos educativos de combate à Covid-19.

Instalação de câmeras pela equipe de TI com ajuda do auxiliar predial no bloco superior, que apresenta um grau de vulnerabilidade grande em relação ao quesito segurança, oferecendo visão daquele bloco para os vigilantes.

Instalação de mais dispensers de álcool em gel em posições estratégicas do campus.

Outras ações/informações

• Os Agentes de Portaria estão aferindo temperatura de todas as pessoas que adentram o campus.
  • Foi adquirido um certo volume de materiais de higienização – hipoclorito de sódio, álcool em gel, álcool 70º, máscaras descartáveis, luvas e face Shields – pelo Almoxarifado virtual, a fim de garantir um backup na necessidade de demanda do campus quando do retorno.
  • Os tapetes sanitizantes também chegaram nesta semana e serão instalados nos setores que se encontram com atividades presenciais em um primeiro momento.
  • As webcams estão para chegar e a TI iniciará a preparação dos Laboratórios de Informática para transmissão de aulas.
  • Foi acordado com a empresa de limpeza e conservação atuante no campus a ação de desinfecção de 15 em 15 dias, garantindo aos presentes um maior nível de segurança.
  • Isolamento de áreas de possível aglomeração.

Mais ações serão efetivadas à medida que o retorno se concretize em data oportuna.