Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Ceilândia > Concluintes do curso Informática Básica para Idosos nas Modalidades EaD e Remota receberam certificação
Início do conteúdo da página

Concluintes do curso Informática Básica para Idosos nas Modalidades EaD e Remota receberam certificação

Criado: Quinta, 02 de Dezembro de 2021, 07h38 | Publicado: Quinta, 02 de Dezembro de 2021, 07h38 | Última atualização em Quinta, 02 de Dezembro de 2021, 13h53 | Acessos: 520

O IFB Campus Ceilândia e o Grupo de Inclusão Digital e Social para Idosos do IFB (IFB60+) promoveram, na última semana, o evento de certificação para os idosos concluintes dos cursos de Informática Básica para Idosos nas Modalidades EaD e Remota.

A Cerimônia contou com a presença da reitora do Instituto Federal de Brasília, Luciana Massukado; do diretor de Ensino Pesquisa e Extensão do IFB Campus Ceilândia, Mateus Gianni, representando o diretor-geral, Ricardo Frangiosi; do coordenador do Programa de Sociedade para todas as Idades do STJ, Valmir Vargas; do coordenador do Grupo IFB60+ (Voluntário), Jocênio Marquios Epaminondas; e do coordenador dos Cursos de Extensão de Informática para Idosos, Leandro Targino Pedrosa.

O evento, cercado de vários momentos de emoção e depoimentos, registrou a valorização externada pelos idosos e a importância de projetos de inclusão digital como esses ofertados pelo IFB, principalmente em época de pandemia da Covid-19, período em que os idosos ficaram isolados socialmente por serem detentores de comorbidades e terem baixa imunidade contra a doença.

Em sua fala, a reitora Luciana Massukado destacou a importância de ações de inclusão promovidas pelo grupo IFB60+ em oportunizar momentos de amizade, que vão para toda a vida, e bem-estar proporcionado por estarem juntos e aprenderem mais.

O Prof. Mateus Gianni destacou que o curso emociona pela disposição, interação e vontade dos idosos em aprender coisas novas. “É importante sempre nos mantermos em aprendizado, pois sempre podemos aprender algo”,  reforçou.

O Coordenador do Programa de Sociedade para todas as Idades do STJ, Valmir Vargas, destacou a importância da parceria do projeto “Sociedade para todas as idades” (STJ) e do "IFB60+" e enfatizou que a velhice não pode ser considerada um problema social constrangendo pessoas, que é responsabilidade do Estado o enfrentamento relativo ao envelhecimento da população brasileira e que, nesse contexto, a tecnologia vem ao encontro das necessidades dos idosos, principalmente neste momento pandêmico em que vivemos, proporcionando-lhes inclusive uma maior longevidade.

Os coordenadores, professores Leandro Pedrosa e Jocênio Epaminondas, ressaltaram a importância dos cursos de informática nas modalidades EaD e Remota no que se refere ao processo de letramento digital dos idosos no uso das ferramentas digitais, as quais proporcionam a inserção do idoso no mundo digital e na sociedade brasileira e minimizam questões de isolamento social.

Ademais, os oradores concluintes apresentaram em suas falas a importância da inclusão dos idosos no mundo tecnológico, afirmando que suas vidas mudarão ainda mais à medida que eles forem utilizando o que aprenderam no curso. Enfatizaram também que o aprendizado será muito importante para as mudanças que o mundo sofrerá quanto às inovações tecnológicas que estão por vir, principalmente com a implementação da tecnologia 5G. Citaram também a importância do conteúdo aprendido no decorrer dos cursos e das avaliações realizadas na plataforma de ensino a distância (nead) do IFB, fala reforçada pelo depoimento da Aluna Geni dos Reis, que destacou a importância de ter concluído o curso, pois no início não tinha ideia de como acessar a plataforma e, ao final, conseguiu realizar as tarefas, interagir com os colegas e professores, além de utilizar o Instagram, fazer busca na Internet, instalar e desinstalar aplicativos no celular, assistir às aulas por meio do Google meet, enviar e receber e-mails e orientações de como usar com segurança os aplicativos na Internet e não cair em golpes digitais.

Por fim, a aluna Margarida Melo (Cerimonialista) parabenizou todos os concluintes pelos lindos depoimentos relatados no decorrer da cerimônia e alertou todos de que em janeiro de 2022 será aberto novo processo seletivo, por meio de chamada pública, que abrirá mais 40 vagas para os cursos de informática básica para idosos nas modalidades EaD e Remota. Finalizando, convidou todos a seguirem o grupo de inclusão digital e social do IFB no Instagram (@IFB60_mais).

Fim do conteúdo da página