Página inicial > Ceilândia > Começam hoje as atividades do V CEINEPE. Confira a programação e participe

Começam hoje as atividades do V CEINEPE. Confira a programação e participe

Criado: Terça, 25 de Janeiro de 2022, 08h33 | Publicado: Terça, 25 de Janeiro de 2022, 08h33 | Última atualização em Terça, 25 de Janeiro de 2022, 08h35 | Acessos: 631

Começa hoje, 25 de janeiro, a V CEINEPE (Ceilândia Integrando Ensino, Pesquisa e Extensão). O evento segue até a próxima sexta-feira, 28, com atividades nas áreas de Eletrônica, Biomédica, Segurança do Trabalho e Espanhol. A abertura acontece logo mais, às 9h, e terá transmissão ao vivo pela TV IFB, canal oficia da instituição no Youtube. O evento é gratuito e voltado para todas as idades. Ao longo da semana, serão realizadas palestras, mostras, oficinas e minicursos.

Os interessados na área de eletrônica poderão assistir hoje, 25, à tarde, as apresentações dos Projetos Integradores realizados pelos estudantes do Ensino Médio Integrado em Eletrônica ao longo do ano de 2021. No turno vespertino do dia 26/01, o público poderá participar da oficina “Manutenção de Equipamento Biomédico: eletrocardiógrafo”, da palestra “Aferição de Esfigmomanômetro” e da “Mostra de Robótica”.

Na área de Letras/Espanhol haverá em todas as manhãs apresentações de trabalhos de conclusão de curso, e nos dias 25, 26 e 27 ocorrerão várias oficinas, como “Among Us e Suspects como recursos didáticos para a prática da oralidade de Língua Espanhola” e “Relação entre Português e Espanhol: duas línguas distintas”, além de simpósios, palestras e minicursos.

A área de Segurança do Trabalho, no dia 26/01, à tarde e à noite, contará com a oficina “Primeiros Socorros: o que fazer em caso de engasgo?”, bem como com o minicurso “Procedimentos de Segurança do Trabalho na NR 10 voltados para o SEP (Sistema Elétrico de Potência)”.

O V CEINEPE contará ainda com oficinas na área de matemática, como “ Explorando relações entre Matemática e Música” (25/01 – tarde) e na área de Libras “Aprenda LIBRAS hoje” – turmas A e B (26 e 27/01 – manhã e tarde). No dia 27/01 ocorrerão também a “Mostra de Talentos: Empreendedorismo na Melhor Idade”, com a exposição de diversas atividades econômicas realizadas pelos alunos da Terceira Idade, despertando ações empreendedoras, e o minicurso “Introdução à Meliponicultura”, sendo apresentado nesse momento inicial a introdução ao tema e técnicas de manejo. É importante destacar que esse minicurso prevê também a realização de atividades práticas sobre preparo de iscas para abelhas sem ferrão e transferência da isca para caixa de madeira. Tais atividades estão previstas para ocorrerem de forma presencial, provavelmente em abril de 2022.

Em parceria com o Projeto de extensão Petúnia, um Clube dedicado à leitura de obras de escritoras de várias etnias e nacionalidades, ocorrerá no dia 25/01, à noite, a palestra “Mulheres Inspiradoras”, em que a professora Gina Vieira Ponte compartilhará suas experiências e falará sobre a contribuição do projeto para o avanço na ressignificação do processo escolar a partir das discussões sobre temas como o racismo e a igualdade de gênero. Já no dia 26/01, no período noturno, a premiada escritora Mara Valéria Rezende explanará sobre o seu processo de escrita e sobre a trajetória das mulheres no mercado editorial.

Todas as atrações são gratuitas, remotas e com certificado de participação.

Clique aqui para se inscrever e garantir a sua participação.

Linkwww.even3.com.br/ceinepe2022.