Página inicial > Ceilândia > Aplicativo pedagógico em Libras é novo protótipo em teste desenvolvido por estudantes do IFB

Criado: Quinta, 27 de Janeiro de 2022, 13h04 | Publicado: Quinta, 27 de Janeiro de 2022, 13h04 | Última atualização em Quinta, 27 de Janeiro de 2022, 16h28 | Acessos: 1941
Cilene Maria Lopes Trajano, Danielle Soares da Silva e Jennifer Estácio Anunciação são três amigas, estudantes e jovens pesquisadoras do curso de ensino médio integrado em Eletrônica do IFB Campus Ceilândia. Sob a orientação da professora do IFB Patricia Silva Santiago Melo, elas estão trabalhando em um projeto de intervenção pedagógica de acessibilidade, dirigido a estudantes surdos para o aprendizado da disciplina de "Circuito Elétrico". A previsão para a entrega do produto final é o segundo semestre deste ano, mas cinquenta por cento do projeto já está pronto.

"A ideia das meninas é muito bacana mesmo e envolve um projeto de acessibilidade para estudantes surdos. Elas identificaram uma situação-problema na instituição e agora estão empenhadas em apresentar uma solução tecnológica que possa beneficiar os colegas", explica a professora Patrícia.

A iniciativa surgiu para apoiar didaticamente colegas surdos no IFB e tem motivado as meninas no desenvolvimento de funcionalidades e aplicações que possam realmente facilitar a compreensão desse público. São utilizados no projeto conhecimentos das áreas de Eletrônica, Tecnologia da Informação e a Linguagem de Libras. É importante ressaltar que todo o projeto conta com a participação Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), por meio dos servidores e tradutores/intérpretes Gilcemar Júnior, Thiago Tomé e Juliette Campos — que têm se envolvido desde a preparação de um treinamento para a equipe de jovens estudantes até a tradução dos conteúdos em Libras para uso no aplicativo.

As estudantes já começaram os testes para verificação das seis funcionalidades até o momento disponíveis no "Menu "apresentado no aplicativo. Desde uso de imagens, tradução dos conhecimentos de circuitos elétricos para Libras até uma calculadora estão sendo pensados para que seja possível facilitar a vida acadêmica do público surdo diante dessa disciplina.

"Por exemplo, a calculadora foi uma sugestão que surgiu ao conversarmos com um dos nossos colegas que é estudante surdo do campus. Na atual etapa do projeto, precisamos alimentar o aplicativo com os conteúdos sobre a disciplina e seus principais temas. O aplicativo tem os conteúdos traduzidos na linguagem em Libras e faz uso de recursos tecnológicos para aproximar o ensino do estudante", conta Jennifer.

Entre as funcionalidades já existentes e disponíveis no "Menu":
    1. Circuitos elétricos — Aulas sobre o tema
    2. Glossário em Libras — Termos técnicos da área de Eletrônica traduzidos em Libras em formato de Gifs
    3. Tabela de Resistores — Calculadora on-line que faça o cálculo de OHMS, a partir das cores dos resistores
    4. Área do aluno — Atividades/exercícios  para fixar o conteúdo sobre Circuitos Elétricos
    5. Dicionário Visual — É um banco de imagens dos equipamentos e afins da área de eletrônica
    6. Quem somos? É uma guia que apresenta o grupo e resume a proposta do projeto

Veja a apresentação do protótipo das jovens estudantes do IFB Campus Ceilândia