Página inicial > Ceilândia > Game feito por estudantes dá as boas-vindas no IFB Campus Ceilândia

Game feito por estudantes dá as boas-vindas no IFB Campus Ceilândia

Criado: Segunda, 07 de Fevereiro de 2022, 16h46 | Publicado: Segunda, 07 de Fevereiro de 2022, 16h46 | Última atualização em Segunda, 07 de Fevereiro de 2022, 16h49 | Acessos: 944

Saudade das aulas presenciais? Parece que sim -  prova disso é que os estudantes de ensino médio do curso Técnico em Eletrônica do Instituto Federal de Brasília Campus Ceilândia criaram um game de terror e entretenimento para o retorno e as boas-vindas dos novos alunos. A narrativa do game envolve um estudante que seperde nos ambientes do campus e precisa encontrar uma saída rapidinho. Há então todo um clima de suspense e perseguição no estilo zumbi, tão popular entre os jovens desta idade. O projeto foi coordenado pelo professor de Música, Hugo Leonardo Guimarães e, participaram quatro estudantes. O jogo é resultado do trabalho final da disciplina de "Projeto Integrador" dirigido as turmas do 3º ano. Na programação os estudantes envolvidos trabalharam para unir conhecimentos das áreas de Programação, Artes Visuais, Música, Inglês e Informática.

"Os estudantes acharam interessante fazer o jogo no estilo terror porque é um estilo que está em alta, que eles gostam e que seria mais tranquilo de produzir do que um jogo de ação, por exemplo. Para edição do áudio, eles focaram em produzir efeitos sonoros e trabalharam com o uso do silêncio - para causar mais tensão e expectativa no jogador. Por enquanto, a primeira versão do jogo consiste em uma fase de resgate do colega que ficou preso na escola", explica o professor Hugo.

Os estudantes do IFB Gabriel Duarte, Marcos Ricard, Vitor Assis e Matheus Felipe são os realizadores do projeto. Para o desenvolvimento do jogo foram mapeados todos os espaços e ambientes da unidade do IFB na Ceilândia, a ideia foi brincar com a temática, familiarizar os novos alunos e apresentar os espaços institucionais do campus. O processo de aprendizagem foi todo colaborativo, usando formações e capacitação disponíveis na internet. A relação interdisciplinar do projeto com outras disciplinas como as matérias de "Arte, Corpo e Movimento", devido ao cuidado no design dos objetos, luz e sombra e na trilha sonora do jogo. Também envolve conceitos de lógica de programação, utilizando as ferramentas de blueprints para realizar os eventos que ocorrem durante o jogo.

"Nós tivemos bastante inspirações em jogos de terror retrô de Playstation e um jogo especifico chamado Amnesia: The Dark Descent. Escolhemos o tema terror pois parecia ser o mais simples de se produzir além de ter agradado a maioria dos membros do projeto. Nós tiramos diversas fotos do campus para servir de referência na hora de modelar o mapa do espaço", conta Gabriel Nogueira Duarte, um dos estudantes do IFB e membro da equipe.

As etapas de criação do jogo aconteceram seguindo vários processos: a  primeira foi a modelagem 3D do mapa do IFB Campus Ceilândia e a definição dos personagens, depois foram feitas fotos do espaço para servir de referência na hora de modelar o mapa na ferramenta Unreal Engine e, para a modelagem de objetos, os estudantes utilizaram um programa diferente, chamado Blender feito especificamente para modelagens 3D. Por fim, na sonoplastia eles usaram os programas LMMS e Audacity para fazer a manipulação sonora e a trilha musical do jogo foi feita do zero sendo completamente original.

Baixe o game e conheça o IFB Campus Ceilândia

O Game de Terror do IFB Campus Ceilândia já pode ser baixado (clique aqui*). No mesmo drive há um vídeo explicativo + a gameplay do jogo.

Vale também acompanhar a simulação do game feito pelos criadores do projeto em https://youtu.be/vkGFEaUkRLM