Curso gratuito de Programação Aplicada para estudantes de escolas públicas
O Instituto Federal de Brasília oferece 100 vagas para o curso gratuito de Programação Aplicada para estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. O projeto de extensão tem como objetivo ensinar programação de forma simples e divertida. Um dos aparatos que serão utilizados será o Arduíno (placa eletrônica que permite o desenvolvimento de projetos de automação, como por exemplo, apagar luzes automaticamente).
O projeto é totalmente novo. Foi aprovado em 2021 em um edital nacional, coordenado pelo Instituto Federal do Espírito Santo. A chamada pública selecionou projetos de iniciação tecnológica de instituições da Rede Federal para o desenvolvimento de ações de formação em programação aplicada de estudantes do ensino fundamental das redes públicas de ensino.
Rayana Barcelos, professora da área de Eletrônica do IFB Campus Ceilândia, conta que o projeto de extensão vai além de ensinar programação para os estudantes dos dois últimos anos do ensino fundamental das escolas públicas do Distrito Federal. As aulas vão trabalhar habilidades importantes para essa faixa etária, como a criatividade, o pensamento lógico, o trabalho colaborativo e a resolução de problemas.
“Essas habilidades são fundamentais não só para o mundo do trabalho, mas para a vida de maneira geral. Além disso, a área de tecnologia e programação tem crescido exponencialmente, especialmente depois da pandemia. Por isso, essa área é bastante promissora para os alunos e deve ser estimulada”, comenta.
A professora explica que as turmas presenciais e remotas vão utilizar um simulador, o Tinkercad (programa de modelagem tridimensional on-line de simulação de circuitos elétricos). Mas, nas aulas presenciais os alunos vão ter contato com o Arduíno físico (placa de prototipagem eletrônica que permite o desenvolvimento de projetos de automação residencial) e com sensores. A previsão é que em dois meses, os alunos desenvolvam cinco projetos.
Tudo o que for feito em sala de aula, vai se relacionar com o dia a dia do estudante, como por exemplo um semáforo com botão de pedestres, ou um alarme de vazamento de gás de cozinha. Para a professora de Eletrônica do IFB Campus Ceilândia essas iniciativas mostram para o estudante, que ainda está no fundamental, uma área onde ele pode investir e se desenvolver e que não é normalmente mostrada no ensino convencional das escolas públicas.
“Hoje em dia, aprender programação faz toda a diferença na vida dos adolescentes e jovens. Além de se beneficiar com a aprendizagem e desenvolvimento na área de programação, os estudantes também podem ter a chance de se divertir e programar”, conta Rayana.
As turmas serão divididas em presenciais e on-line, podendo ser no turno matutino ou vespertino. O curso começa no início do mês de abril e a duração é de dois meses e 20h. Ao final, o estudante recebe certificado.
A previsão é que mais de 400 estudantes serão beneficiados até o final do ano.
As inscrições se encerram dia 25 de março.
Inscrição: Programação Aplicada ao Ensino Fundamental- 2022.1
Acompanhe o projeto nas redes sociais: Iniciação tecnológica IFB
Redes Sociais