Página inicial > Ceilândia > Espaço Interativo do Idoso é inaugurado no IFB Campus Ceilândia

Espaço Interativo do Idoso é inaugurado no IFB Campus Ceilândia

Criado: Quinta, 09 de Junho de 2022, 17h12 | Publicado: Quinta, 09 de Junho de 2022, 17h12 | Última atualização em Sexta, 10 de Junho de 2022, 14h56 | Acessos: 929

O Espaço do Idoso do Instituto Federal de Brasília IFB Campus Ceilândia foi inaugurado nesta quinta-feira, 9 de junho. Um ambiente interativo que vai atender muito além das oficinas de Informática dirigidas para idosos e, sim tem o desafio de realizar efetivamente a inclusão digital desse público. Todas as atividades envolvem no espaço o uso de recursos tecnológicos como óculos de realidade virtual e games interativos. "Esperamos que o local possa proporcionar também uma melhora no déficit sensorial e cognitivo dos idosos, fortalecer a interação, os laços de amizade e uma melhora na qualidade de vida, na autoestima e autonomia", explica o professor Jocenio Marquios Epaminondas, coordenador do espaço.

A programação do Espaço do Idoso é aberta a toda comunidade ceilandense, do Distrito Federal e entorno. O único critério é ter 60 anos ou mais e estar matriculado nas atividades previstas por meio de edital de seleção para os cursos.

A previsão é que inicialmente serão ofertadas 160 vagas para cursos de Inclusão Digital, oficinas relacionadas à tecnologias, redes sociais e empreendedorismo. Também está para ser divulgado nos próximos dias o edital para o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) específico para quem tem mais de 60 anos.

Ato inaugural

A solenidade de abertura do espaço contou com a presença da deputada federal Flávia Arruda, autora da emenda parlamentar que viabilizou os recursos para a instalação. "Estou muito feliz em fazer mais essa entrega ao IFB e espero que o espaço possa beneficiar toda a população do Distrito Federal", declarou a deputada.

A reitora do IFB, Luciana Massukado, agradeceu e comemorou o momento. " A presença dos nossos idosos no campus alegra a comunidade acadêmica do IFB. É sempre uma turma entusiasmada, que amplia nossa atuação social", afirmou ela.

Na ocasião também foi realizada a formatura de uma turma de 15 idosos, que receberam o certificado do curso de Formação Inicial Continuada (FIC) em Inclusão Digital. "Ajudou muito e facilitou a nos integrarmos as novas tecnologias", contou Maria José da Silva Nery, 68 anos, estudante e formanda do curso.

Patricia Nery, filha da dona Maria José e o neto Rafael Henrique Nery, acompanharam a solenidade. "É muito interessante a iniciativa até em relação a prevenir que os idosos caiam em golpes digitais", contou Patrícia.

Aqui no IFB Campus Ceilândia já é uma tradição o trabalho com o idoso. É maravilhoso voltar ao ensino presencial dessa forma, com novo espaço, com recursos tecnológicos e com a inserção deste público com o letramento digital",  comentou o professor Ricardo Frangiosi, diretor-Geral do campus.

Parceria

O novo espaço é uma sala de convivência que conta com computadores, celulares, TV 65" Interativa com painel, óculos de realidade virtual, impressora 3D, jogos dinâmicos "Kinect", ar condicionado, rede Wi-Fi. O projeto do local foi feito pela Empresa Júnior Tabe, formada por estudantes do IFB Campus Samambaia, sob a coordenação da professora Paula Schempler, do curso de Design de Produtos.

O estudante Glauber Almeida, da empresa júnior Tabe, declarou que foi desafiador trabalhar no projeto. "Estamos começando e conseguimos colocar em prática as atividades de criação de projetos. Também foi necessário ter esse olhar para o idoso, já que todos temos parentes na família já nesta fase", contou.

A professora Paula Schempler reforçou o papel da empresa júnior em colocar essas experiências no dia a dia. "Os estudantes da empresa júnior estão à disposição para novas possibilidades".

Confira  as fotos do evento: https://flic.kr/s/aHBqjzTJSw