Página inicial > Ceilândia > TSE leva projeto "Por Dentro da Urna" a jovens do IFB Campus Ceilândia

TSE leva projeto "Por Dentro da Urna" a jovens do IFB Campus Ceilândia

Criado: Sexta, 10 de Junho de 2022, 16h36 | Publicado: Sexta, 10 de Junho de 2022, 16h36 | Última atualização em Sexta, 10 de Junho de 2022, 17h23 | Acessos: 589

O Instituto Federal de Brasília recebeu nesta sexta-feira, dia 10 de junho, no IFB Campus Ceilândia, a equipe técnica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que realizou a segunda edição do evento “Por Dentro da Urna”. Desta vez, a ação aconteceu no Instituto e foi feita com a participação dos estudantes dos cursos técnicos de Eletrônica e Segurança do Trabalho.

O objetivo foi mostrar aos jovens como funciona a urna eletrônica; qual a importância do processo eleitoral e quais as principais notícias falsas propagadas sobre os sistemas eleitorais.

Na oportunidade, os estudantes que são jovens ainda na faixa etária de 16 a 18 anos, estiveram animados com a apresentação do TSE - já que muitos vão votar pela primeira vez e optaram por providenciar o título de eleitor por meio do sistema eletrônico digital, que esteve disponível até o dia 4 de maio.

O técnico do TSE,  Rafael Azevedo, fez a apresentação e esclareceu dúvidas que surgiram durante a palestra realizada as turmas do IFB.

As estudantes Lauryuane Frazão, Scheila Gomes e Ana Clara Oliveira Perim participaram da apresentação do TSE e elogiaram a iniciativa. "Muito legal entender como funciona o sistema de votação e tirar as dúvidas", afirmou Laury.

Ana Clara vai votar pela primeira vez e está animada com as eleições. "Com essa apresentação a gente pode entender como é de fato o funcionamento da urna eletrônica", comentou.

O diretor do IFB Campus Ceilândia, Ricardo Fragiosi, acredita que iniciativas desta natureza são muito importantes, principalmente em um ano eleitoral. "Os nossos estudantes puderam ter contato com a experiência que vão vivenciar no dia de votar e ter informações esclarecedoras sobre o processo eleitoral", ressaltou.

O pró-reitor de Extensão e professor de Eletrônica do IFB, Paulo Wanderley, foi entrevistado por algumas emissoras que fizeram a cobertura do evento e reforçou a segurança das urnas como sistema democrático. "A gente pode perceber que o sistema realmente funciona - e que é legítimo."