Página inicial > Ceilândia > Estudante do IFB embarca para Espanha para atuar como assistente brasileiro de conversação

Criado: Sexta, 02 de Setembro de 2022, 09h01 | Publicado: Sexta, 02 de Setembro de 2022, 09h01 | Última atualização em Sexta, 02 de Setembro de 2022, 09h18 | Acessos: 848

Um sonho realizado e que antes parecia impossível de ser conquistado. É assim que Daniel Rodrigues, aluno de Letras Espanhol do IFB Campus Ceilândia, define sua primeira viagem internacional que está prestes a se realizar. Com apenas 20 anos de idade, o estudante vai passar 8 meses na Espanha, na cidade de Badajoz, atuando como assistente de conversação em língua portuguesa. Ele embarca no final de setembro e retorna ao Brasil em junho do próximo ano.

Depois de concorrer com mais 15 alunos de institutos federais de todo o país, Daniel foi selecionado pelo Conif após análise curricular. Para participar da seletiva, os pré-requisitos foram os seguintes: ser brasileiro, aluno de instituto federal, com idade máxima de 35 anos, graduando em licenciatura (preferencialmente do curso de Letras) e proficiência na língua espanhola.

Ao chegar na Espanha, Daniel vai atuar em um colégio público de Educação Infantil e Primária, na cidade de Olivenza, e também em um Instituto de Educação Secundária, localizado em Badajoz. Nas duas instituições, ele vai apoiar os professores nos componentes curriculares, ajudar a reforçar as destrezas orais dos estudantes de Português como segunda língua e levar os aspectos culturais do Brasil. “Inclusive fui aconselhado a falar em língua materna em sala de aula, para que os alunos tenham contato com o português brasileiro”, detalhou o estudante.

“Estou nervoso, esta vai ser a minha primeira viagem internacional. Ao mesmo tempo, estou recebendo muito apoio de amigos, colegas, familiares, do próprio Conif, dos governos espanhol e brasileiro. Principalmente do IFB, da assessoria de relações internacionais, e sou muito grato. Sair daqui, levar o meu Brasil, nossa riqueza cultural, tudo isso vai alavancar e muito minha carreira de docência na língua espanhola”, destacou o aluno.

Daniel reforça que fazer essa viagem internacional no 6º período do curso lhe parecia impossível há alguns anos atrás. “Não imaginei conquistar tudo isso tão rápido, com apenas 20 anos de idade. Comecei a ministrar aulas no 2º período do curso, em 2020, em meio a uma pandemia, e nunca mais pensei em parar. Eu sou professor de línguas, preciso ter contato com o nativo, por isso acredito que essa experiência será uma troca única, uma via de mão dupla”, disse emocionado.

Ele acredita que, se não estivesse matriculado no IFB, fazer uma viagem tão jovem, aos 20 anos, seria muito mais difícil. “O IFB vem me dando suporte, sou muito grato a todos que compõem o quadro de colaboradores da nossa instituição, à acolhida que o IFB me deu, fico emocionado ao falar. Eu visto a camisa do IFB no Brasil e agora eu tenho a oportunidade de vestir também na Espanha”, finalizou o estudante.