Página inicial > Ceilândia > IFB Campus Ceilândia promove treinamento de Design Thinking para alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho

Criado: Segunda, 10 de Outubro de 2022, 15h25 | Publicado: Segunda, 10 de Outubro de 2022, 15h25 | Última atualização em Segunda, 10 de Outubro de 2022, 15h25 | Acessos: 647

No dia 08/10, sábado, os professores da disciplina de Projeto Integrador, André Luiz de Brito Alves e Patrícia Silva Santiago Melo, promoveram junto ao SEBRAE um treinamento de Design Thinking (DT) para os 11 grupos do 2º ano do curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFB Campus Ceilândia.

Como parte das atividades da disciplina de Projeto Integrador, a oficina visou apresentar a metodologia DT e colocar as turmas A e B do curso para incentivar e articular o pensamento criativo de forma colaborar os estudantes nas etapas do 3º e 4º bimestres.

Segundo as consultoras em Educação Empreendedora pelo SEBRAE-DF, Lacy Silva e Cristiane Moraes, “a adoção desses métodos envolve uma série de pesquisas e análises, de forma que hoje, essa abordagem é vista como um conjunto de práticas e processos, geralmente realizado em grupo e dividido em fases. As etapas podem ser divididas em: imersão, definição, ideação, prototipagem e teste”.

Para a professora Patrícia, o conhecimento adquirido sobre Design Thinking será de grande aplicabilidade, tanto no desenvolvimento dos projetos integradores, como para resolução criativa de problemas que os estudantes se depararem ao longo da vida.

Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer uma ferramenta alinhada com a aprendizagem ativa e a educação empreendedora. Segundo o professor Brito, “as atividades desenvolvidas no treinamento serão de grande ajuda para os estudantes, pois eles tiveram a oportunidade de usar a criatividade, tirar dúvidas, repensar os objetivos de seus projetos, vendo a importância do conhecimento do público-alvo do trabalho”. Todos os grupos ao final realizaram as apresentações.