Página inicial > Ceilândia > IFB Campus Ceilândia é finalista da 15ª edição da Olimpíada Nacional de História do Brasil

Criado: Sexta, 30 de Junho de 2023, 11h26 | Publicado: Sexta, 30 de Junho de 2023, 11h26 | Última atualização em Sexta, 30 de Junho de 2023, 11h26 | Acessos: 539

Notícia boa é o que não falta aqui no Instituto Federal de Brasília (IFB). A novidade é que estudantes do IFB Campus Ceilândia são finalistas na Olimpíada Nacional de História do Brasil. A equipe HistóriaFix - formada pelos alunos dos cursos de Segurança do Trabalho e Eletrônica Otávio Batista, Larissa Emily e João Pedro Rodrigues, além do professor Thiago Borges – foi aprovada nas seis primeiras fases da competição, dentre mais de 120 mil inscritos, e agora segue para a fase final, que vai ser disputada em Campinas/SP, em agosto.

A Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB) é um projeto de extensão organizado pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) desde 2009 e já está em sua 15ª edição. Neste ano, foram 30.524 equipes de todo o país com quase 120 mil participantes inscritos.

O docente explica a origem do nome original escolhido para a equipe. “Históriafix é uma homenagem à famosa História em Quadrinhos (HQ) francesa Asterix, na qual todos os personagens têm as terminações de seus nomes com “ix”. A famosa HQ traz diversas referências e metáforas históricas, foi daí que tiramos o nosso nome, uma vez que nos apresenta diversas curiosidades e formas de aprendizado envolvendo a História”, detalhou Thiago Borges.

O docente explica que o formato geral da ONHB consiste em seis fases online, sendo as quatro primeiras compostas de 10 questões e uma tarefa cada. “Dentre as tarefas estão atividades ligadas à análise de imagens, à datação de documentos históricos e, na quarta fase, a transcrição de um documento escrito do século XIX. A quinta fase consiste em uma grande tarefa, que este ano foi a elaboração de um plano de aula acerca da questão indígena no Brasil. Por fim, a última fase é a correção da tarefa pelas demais equipes participantes”.

A etapa final será realizada nos dias 26 e 27 de agosto, na Universidade de Campinas (Unicamp). A edição deste ano contou com a participação de quase 31 mil equipes de todos os estados do país, das quais 340 foram convidadas para a final presencial em Campinas, inclusive o IFB.

A premiação da ONHB é feita com medalhas de ouro, prata e bronze, que são atribuídas às melhores equipes da edição de acordo com as pontuações obtidas na fase online e na final presencial. “Além disso, os estudantes que tiverem interesse poderão concorrer às ‘vagas olímpicas’, que são disponibilizadas para os estudantes finalistas que têm interesse em ingressar nos cursos da Unicamp”, acrescentou Thiago Borges.

O docente relata quão gratificador para ele é o interesse dos alunos em participar com tanta dedicação de um evento como este. “Desde as primeiras fases online temos nos reunido semanalmente para debater as questões, analisar os documentos e cumprir as tarefas propostas, e tenho certeza de que eles crescem e aprendem muito durante todo este processo. Mas é claro que a convocação para a final presencial traz um sentimento muito especial! Fico feliz que eles possam viajar, conhecer uma das maiores universidades do país e conviver com estudantes do país inteiro. Torço para que este seja um momento especial para eles o que, para mim, já é uma grande vitória. Pelas regras da ONHB, essa etapa é realizada somente pelos estudantes e os professores orientadores não podem ter qualquer interferência. Então, até lá vamos nos preparar e estudar bastante para que eles possam dar o melhor durante a final”, disse emocionado.

Os estudantes também descrevem a importância desse momento para sua trajetória no IFB. Confira abaixo:

"Sem dúvidas, se não fosse o IFB Campus Ceilândia, não teríamos nos conhecido, acho que esse é o ponto principal, por termos histórias e vivências diferentes, conseguimos formar essa equipe diversa e forte. Essa rede de ensino grandiosa nos faz tentar melhorar cada vez mais, com qualidade, dignidade e representatividade" Otávio de Almeida, estudante do curso de Segurança do Trabalho.

“O ensino do IFB é incrível, acho que sem ele nenhum de nós seria capaz de chegar até aqui. Gostaria de fazer um elogio em específico para o professor que nos guiou até aqui, Thiago Borges, o professor de História do nosso campus é muito atencioso com seus alunos e principalmente para nós. Estou muito feliz com essa conquista de poder viajar para Campinas e representar nosso campus” Larissa Emilly, estudante do curso de Segurança do Trabalho.

“O IFB, com certeza, está sendo a melhor parte da minha vida, tenho muito orgulho de poder estudar nessa instituição e ter junto a minha equipe a conquista de poder representar o nosso IFB Ceilândia em São Paulo. A estrutura e apoio que tivemos durante as seis fases foi essencial para conseguirmos nossa vaga entre as 340 melhores equipes inscritas de todo o Brasil. Contamos com a ajuda de professores extremamente atenciosos e dedicados, professor Thiago Borges (História) e professora Daniela (Sociologia), não teríamos conseguido sem esse apoio. O professor Thiago foi super atencioso e muito participativo, sempre disposto a nos ajudar e nos incentivando desde o início, a professora Daniela nos ajudou especialmente na última fase, garantindo a nossa convocação. Estou super empolgado e muito feliz por representar Brasília em Campinas” João Pedro Duarte, estudante do curso de Eletrônica.