Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Ceilândia > Campus Ceilândia inaugura Centro de Formação Tecnológica
Início do conteúdo da página

Campus Ceilândia inaugura Centro de Formação Tecnológica

Criado: Sexta, 14 de Julho de 2023, 18h53 | Publicado: Sexta, 14 de Julho de 2023, 18h53 | Última atualização em Sexta, 14 de Julho de 2023, 18h53 | Acessos: 935
imagem sem descrição.

O Instituto Federal de Brasília (IFB) inaugurou na tarde desta sexta-feira, 14 de julho, mais um Centro de Formação Tecnológica (CFT) , dessa vez no IFB Campus Ceilândia. Na solenidade, compareceram a reitora do IFB, Luciana Massukado, o diretor-geral do campus, Ricardo Frangiosi, receberam a deputada federal Erika Kokay e o articulador político e institucional do movimento “Todos pela Educação”, professor Israel Batista

O CFT do IFB Campus Ceilândia é um investimento de R$ 2,07 milhões oriundo de emenda parlamentar do ex-deputado federal Prof. Israel. O espaço abriga seis salas/laboratórios com equipamentos voltados à cultura da prototipagem, com impressoras 3D e de corte a laser em alta resolução, scannernotebooks, TV Smart, ferramentas e kits de robótica. Todos os 10 campi do IFB receberão um CFT em seus campi.

Na abertura, o diretor-geral Ricardo Frangiosi agradeceu a presença de todos os servidores e alunos e afirmou que os Centros de Formação Tecnológica são apenas um “ponta-pé inicial de um longo projeto que estamos iniciando no Campus Ceilândia". 

O professor Israel Batista se disse “honrado em poder fazer parte da trajetória do instituto” em um projeto sem precedentes, o qual incentiva estudantes a buscarem o entendimento de ambas as áreas do conhecimento, sejam humanas ou exatas. "Aqui nos institutos federais há uma formação muito maior… em que o ensino médio realmente agrega aos estudantes qualidade de renda e vida para o futuro" afirmou.

Saudando a fala do ex-parlamentar, a deputada federal Erika Kokay reconheceu como as propostas pedagógicas do IFB contribuem para uma formação profissional com incentivos ao desenvolvimento da cultura, ciência e tecnologia. "Os institutos federais dão outra dinâmica ao ensino... eles dialogam com o território em que se colocam e modificam a realidade quando ela dói à comunidade" declarou a parlamentar. Por fim, a deputada parabenizou o papel dos educadores e professores, reconhecendo-os como “cultivadores de esperança”. 

Ao fim da cerimônia, a reitora Luciana Massukado agradeceu o “trabalho coletivo” daqueles que fizeram possível a inauguração deste e dos futuros CFTs. “Todos esses espaços estão sendo pensados para a melhoria da qualidade do ensino para que os estudantes tenham oportunidades de desenvolvimento cognitivo, afetivo e social” encerrou a reitora.

Apresentação de projetos no Centro de Formação Tecnológica

Para inauguração do CFT Campus Ceilândia, o diretor-geral Ricardo Frangiosi e a reitora Luciana Massukado convidaram estudantes do campus para apresentarem os projetos desenvolvidos nas disciplinas.

A apresentação contou com dispositivos automatizados de assistência à população idosa e pesquisas com fontes alternativas de energia, como a solar e a eólica. O estudante do Curso Técnico em Eletrônica, João Pedro Duarte, demonstrou um protótipo de placa solar portátil, capaz de fornecer energia a um computador. Segundo o aluno, ele se inspirou após observar a aplicação de placas de captação de energia solar no próprio Campus Ceilândia

Já o estudante de Licenciatura, Daniel Rodrigues, ressaltou como o CFTs também serão futuramente espaço para o desenvolvimento das linguagens. "Me licenciando um futuro professor eu penso demais em como este espaço plural de criação vai contribuir para a capacitação dos novos adolescentes" contou o graduando. 

 

Espaço do Servidor 

No mesmo dia, também foi inaugurado o Espaço do Servidor do IFB Campus Ceilândia, um espaço voltado à qualidade de vida, com equipamentos e mobiliários planejados para promover o convívio e o descanso. A ação foi possível graças à emenda da senadora Leila Barros, um investimento de R$ 600 mil.

“Nós precisamos valorizar estes espaços, que são essenciais para a permanência da nossa comunidade e do êxito das atividades desenvolvidas no IFB” destacou a reitora Luciana Massukado.

 

Fim do conteúdo da página