Estudantes do IFB Campus Ceilândia visitam Hidrelétrica do Itaipu
Estudantes dos cursos técnicos do IFB Campus Ceilândia conheceram a usina hidrelétrica de Itaipu no Paraná na segunda-feira, dia 17 de julho. A visita foi ofertada pela Itaipu Binacional para grupos de escolas de nível técnico e universidades.
No roteiro eles conheceram toda a área externa da usina pelo lado brasileiro, incluindo a avenida dos Condutos Forçados (Tubos Brancos) e o Topo da Barragem, além de dois pontos de paradas, Mirante Central e Mirante Vertedouro, e ouviram dos guias a História de construção da usina bem como curiosidades sobre sua operação e comparativos com outras obras.
A Itaipu Binacional é a maior hidrelétrica do mundo em produção acumulada. Desde o início de suas operações, em maio de 1984, já gerou mais de 2,4 bilhões de MWh. Em 2016, a Itaipu Binacional foi a primeira hidrelétrica do mundo a ultrapassar 100 milhões de megawatts-hora (MWh) de geração anual, superando o recorde estabelecido pela chinesa Três Gargantas, em 2014 e recuperando o primeiro lugar mundial em produção anual de energia limpa e renovável.
No total participaram 23 estudantes dos cursos técnicos de Segurança do Trabalho, Equipamento Biomédicos e Eletrônica. O grupo foi coordenado pela professora Loureine Rapôso, coordenadora do curso de Segurança do Trabalho (EMI). Segundo ela, os objetivos da visita foram “proporcionar ao futuro profissional recursos teóricos e práticos que incentivem os estudantes no ramo industrial, vivenciar de forma prática as condições de trabalho e compreender o funcionamento de uma usina hidrelétrica e os possíveis riscos à saúde dos trabalhadores na usina, bem como oferecer uma educação transformadora, que preze pela participação e promova a formação consciente do cidadão.”
Redes Sociais