Página inicial > Ceilândia > Estudantes da Licenciatura em Letras-Espanhol participam de Congresso

Estudantes da Licenciatura em Letras-Espanhol participam de Congresso

Criado: Quinta, 28 de Setembro de 2023, 17h08 | Publicado: Quinta, 28 de Setembro de 2023, 17h08 | Última atualização em Quinta, 28 de Setembro de 2023, 17h32 | Acessos: 399

Cinco estudantes da Licenciatura em Letras-Espanhol do IFB Campus Ceilândia apresentaram os resultados dos seus Projetos de Iniciação Científica (Pibic) no 20º Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal (ICDF) na quarta-feira, dia 27 de setembro. O evento aconteceu no Centro Comunitário Athos Bulcão, na Universidade de Brasília. Os estudantes foram aprovados no edital 2/2022, uma iniciativa da parceria entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFB e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF).

Dos cinco participantes, quatro foram bolsistas durante 12 meses para a realização das pesquisas, de maio de 2022 a abril de 2023. O Pibic estimula estudantes do ensino superior às práticas de pesquisa científica, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento científico e da difusão da ciência, além de integrar os educandos à cultura científica.

Do Congresso

O 20º Congresso de Iniciação Científica do ICDF é um evento anual da Semana Universitária da Universidade de Brasília e ocorre no Centro Comunitário Athos Bulcão, no campus Darcy Ribeiro. A programação contou com três áreas: Artes e Humanidades; Saúde e Vida; e Exatas e Tecnologias.

Os estudantes de Licenciatura em Letras-Espanhol do IFB Campus Ceilândia apresentaram quatro pôsteres sobre as diferentes temáticas de Artes e Humanidades que são abordadas no curso superior do IFB.

Apresentações

O aluno Daniel Fernandes, orientado pelo Prof. Geovani Amaral, apresentou os resultados sobre a pesquisa “Perspectiva discente: a proficiência oral no ensino de língua espanhola dentro do Centro Interescolar de Línguas do Guará/DF”.

Os estudantes Carmem Miranda, João Batista de Araújo e Jéssyca Lorrane Santos foram orientados pela Profª Dra. Daniele Rosa, e a pesquisa foi “Entre a Lírica e a História: um estudo sobre a atualidade da obra Divã do Tamarit, de Federico Garcia Lorca”, e foram indicados ao Prêmio Destaque no evento.

Já a Rosângela dos Santos, orientada pela Profª Juliana Matias, pesquisou sobre “Do ensino médio ao ensino superior: um estudo sobre o processo de transição e adaptação e as consequências comportamentais”.

A aluna Jéssyca Lorrane apresentou também outro Pibic. O tema da pesquisa foi “Brincadeiras populares como estratégia de permanência: estudo de caso de um curso livre de língua espanhola”, orientada pela Profª Dra. Simone Gontijo. Essa apresentação foi avaliada com Menção de Honra.

Próximos passos

Depois de terem realizado as investigações e as apresentações no evento, os estudantes querem agora publicar artigos sobre as temáticas propostas, além de também apresentarem na 12ª Semana da Produção Científica do IFB, que vai acontecer no ConectaIF 2023, promovendo, outra vez, a difusão da ciência e inserção dos estudantes do ensino superior no mundo científico. Caso tenha interesse em assistir, fique de olho nas programações do evento, que acontecerá entre 20 e 24 de novembro do corrente ano, no IFB Campus Planaltina, DF.