Página inicial > Ceilândia > Neabi realiza sarau com estudantes do ensino médio

Neabi realiza sarau com estudantes do ensino médio

Criado: Segunda, 23 de Outubro de 2023, 17h22 | Publicado: Segunda, 23 de Outubro de 2023, 17h22 | Última atualização em Terça, 24 de Outubro de 2023, 15h35 | Acessos: 261

Na última sexta-feira (20/10), o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), do campus Ceilândia promoveu o Sarau Neabi. Com o intuito de homenagear o movimento cultural e artístico que completa 50 anos este ano, o tema escolhido foi “Os 50 anos do Hip Hop”.

O evento envolveu os estudantes do ensino médio integrado (EMI) que, durante as aulas de português, produziram seus próprios poemas slams. Além de declamar slams autorais e de outros artistas, os estudantes puderam cantar raps e dançar.

O Sarau Neabi também contou com a presença dos cantores de rap Japão, da banda Viela 17, e Israel Paixão. O atual deputado distrital Max Maciel também prestigiou o evento e falou um pouco sobre sua história com o hip hop. Os convidados enfatizaram em suas falas a necessidade de autoaceitação e do orgulho que devemos ter de nossas origens; o repúdio ao racismo e à criminalidade; e a arte como uma das possíveis saídas de uma situação socioeconômica desfavorável.

A festa teve ótima aceitação do público do EMI. Nas palavras da estudante do primeiro ano de técnico integrado à eletrônica Ana Alice Pereira Barros, o sarau “foi mais do que simplesmente um evento. Foi uma celebração vibrante e pulsante, uma manifestação de expressão artística e energia contagiante. Testemunhamos nossos professores dançando e se divertindo como crianças, criando um ambiente de alegria e camaradagem”.

A estudante acrescenta que “foi uma celebração que nos uniu, celebrando a diversidade cultural e o poder unificador da arte. Desde a poesia slam que ecoou nos corações, até os ritmos cativantes do rap e os movimentos de dança que transcendem fronteiras, o festival de Hip Hop mostrou o quanto a expressão criativa pode nos conectar e nos inspirar. Que esta experiência inesquecível sirva como um lembrete de que a arte é um farol de esperança e uma força impulsionadora para a comunidade”.

O Sarau Neabi contou com o apoio do Programa Incentivo a Cultura, Esporte e Lazer Discente/PINCEL, Edital 2/2023, além de parcerias com empresários locais do Setor P Sul, em Ceilândia.