Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Ceilândia > Estudante do IFB recebe Menção Honrosa por trabalho de aprendizado de língua estrangeira
Início do conteúdo da página

Estudante do IFB recebe Menção Honrosa por trabalho de aprendizado de língua estrangeira

Criado: Segunda, 30 de Outubro de 2023, 15h56 | Publicado: Segunda, 30 de Outubro de 2023, 15h56 | Última atualização em Terça, 31 de Outubro de 2023, 13h11 | Acessos: 410

A estudante Jessyca Santos, do curso de Licenciatura em Língua Espanhola do IFB Campus Ceilândia, recebeu menção honrosa durante a premiação do 29º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília e 20º Congresso de Iniciação Científica do DF. A cerimônia ocorreu no dia 26/10/2023, no Centro Cultural Comunitário Athos Bulcão da UnB.

Intitulado "Brincadeiras Populares como estratégia de permanência: estudo de caso de um curso livre de Língua Espanhola", o projeto de Iniciação Científica foi apresentado no congresso no dia 27 de setembro, e tinha como objetivo usar de brincadeiras populares para incentivar e facilitar o ensino do espanhol, aproveitando das semelhanças da língua com o português. Durante o desenvolvimento do trabalho, foram realizadas oficinas de sequências didáticas em dois eventos do IFB: o ConectaIF 2022 e o CEINEPE 2022, realizado no IFB Campus Ceilândia. 

Para a aluna, através do resgate afetivo do ato de brincar, é possível criar vínculos entre o novo idioma e a língua materna de uma maneira interessante e divertida. "Geralmente utilizam do lúdico para ensino de crianças, porém o sentimento do ato do brincar não desaparece quando envelhecemos. Vamos ressignificando tudo como seres em constante desenvolvimento", afirma Jessyca. 

"Na semana do evento estava bastante insegura, mas sabia que precisava espalhar nossa pesquisa. Nos dedicamos muito e nada mais justo que compartilhar um pouco de nossa experiência", confessou a estudante. Após o recebimento da menção, Jessyca não só venceu o nervosismo mas também se sentiu inspirada para as próximas conquistas do futuro. "Uma pesquisa sempre nos muda como sujeitos e vai além. E essa participação deu uma inesperada alegria do que me propõe seguir".

O trabalho "Brincadeiras Populares como estratégia de permanência: estudo de caso de um curso livre de Língua Espanhola" foi orientado pela professora Dra. Simone Gontijo e contou com o financiamento da FAPDF e IFB, durante o edital de 2022/2023.

 

 

Fim do conteúdo da página