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Estudantes de Segurança do Trabalho do IFB Campus Ceilândia fazem visita ao Santuário dos Pajés

Criado: Sexta, 26 de Janeiro de 2024, 16h23 | Publicado: Sexta, 26 de Janeiro de 2024, 16h23 | Última atualização em Segunda, 29 de Janeiro de 2024, 14h21 | Acessos: 459

A aula do dia 13 de novembro da turma do Ensino Técnico Integrado em Segurança do Trabalho teve um cenário diferente. O grupo do IFB Campus Ceilândia visitou o Santuário dos Pajés, terra indígena no Noroeste.

Os estudantes foram recebidos pelo jovem líder Fêtxawewe, do povo Fulni-ô e Guajajara, que mostrou o espaço onde vive e contou a história de luta dos moradores. Para o indígena, é fundamental ensinar as tradições para as novas gerações. “A cultura deve ser praticada no agora para que ela seja fixada”, explica. 

Isabela Gama, uma das estudantes que estava na visita, afirma que não basta só entender o que é uma cultura — também é preciso preservá-la. É exatamente esse o objetivo do projeto de extensão supervisionado pela professora de sociologia Daniella Santos Alves: valorizar a história e a cultura dos povos originários.

Além da visita, os estudantes também assistiram à palestra da indígena Diana Tapeba, estudante de história da Universidade de Brasília (UnB) e uma das primeiras do seu povo a cursar uma graduação. A palestra teve como tema dois elementos da natureza: as árvores Jurema e Carnaúba, que simbolizam força, resistência e espiritualidade. 

Mas antes da visita, ainda em sala de aula, os estudantes aprenderam toda a diversidade dos 200 povos indígenas brasileiros, desde a saúde até os hábitos alimentares, passando por rituais e sua ligação com a natureza. 

Todos os conhecimentos foram reunidos em pesquisas e apresentados no Ceinepe (Ceilândia Integrando Ensino, Pesquisa e Extensão). Ao fim, aproximaram e aprofundaram a realidade, a cultura e história dos povos que constituíram e constituem o nosso país.

 

Texto produzido pela professora da disciplina de sociologia Daniella Santos Alves sob a supervisão da Diretoria de Comunicação do Instituto Federal de Brasília.

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