Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Ceilândia > Cursos para pessoas com mais de 60 trazem conhecimento e convívio social
Início do conteúdo da página

Cursos para pessoas com mais de 60 trazem conhecimento e convívio social

Criado: Sexta, 16 de Agosto de 2024, 16h31 | Publicado: Sexta, 16 de Agosto de 2024, 16h31 | Última atualização em Segunda, 19 de Agosto de 2024, 07h41 | Acessos: 960
imagem sem descrição.

 

O IFB Campus Ceilândia está com inscrições abertas para preenchimento de 150 vagas em cursos gratuitos. Dessas, 60 são destinadas exclusivamente para pessoas com mais de 60 anos (confira, no final da matéria, os links de inscrição para cada um dos cursos).

Tomar a decisão de buscar mais uma qualificação, mesmo após tantas experiências, pode mudar a rota da vida, como foi o caso de Francisco Amaral Medeiros, de 70 anos, morador de Vicente Pires.

Militar da reserva da Força Aérea Brasileira, seu Amaral esteve no IFB, após a aposentadoria, entre os anos de 2017 e 2022, realizando cursos na área de novas tecnologias digitais.

Ele conta que graças à capacitação que recebeu no IFB, realizou um curso on-line (o que, para ele antes seria inimaginável) em Constelação Sistêmica Familiar e hoje realiza atendimentos presenciais, e também de forma virtual, na área.

“Após o IFB, sou uma pessoa muito mais ativa e fiquei muito mais esperto. Escrevo poesias, realizo atendimentos e também presto assistência e apoio a um grupo de psicanálise clínica. Onde adquiri toda essa energia? No IFB”, conta seu Amaral.

 

Convívio Social

Para o militar, o conhecimento técnico adquirido no IFB é primordial durante a jornada, mas, tão importante quanto, é a convivência entre os colegas do curso.

“As pessoas da nossa idade vão tendo distanciamento do convívio social, até na própria família, e o IFB coloca a turma em movimento. Além do conhecimento técnico, o agito do convívio social entre os alunos é muito bom. Durante o curso, a gente faz passeios, visita pontos turísticos e forma uma amizade. Saí do IFB, mas ainda mantenho contato com o grupo”, destaca o aposentado.

 

Inscrições Abertas

As pessoas com mais de 60 anos que querem seguir o exemplo de Seu Amaral podem realizar a inscrição no curso de sua preferência até o dia 30 de agosto; porém, vale destacar que as vagas são preenchidas por ordem de inscrição e podem encerrar-se antes do previsto.

Para o público 60+, estão sendo ofertadas três opções de cursos: PlateadosTech+ (Pessoas Idosas Antenadas nas Tecnologias Digitais), Letramento em Libras para Pessoas Idosas I e Espanhol Básico para Idosos.

Já para o público em geral, são outras duas opções: Libras Básico I e Mercado de Capitais. Veja no quadro abaixo o formulário de inscrição para cada um deles.

Para mais informações, acesse o edital de seleção.

 

Quadro de Vagas

As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, até o dia 30 de agosto, ou até que sejam esgotadas.

CursoRequisitosVagasLink de Inscrição

PlateadosTech+ (Pessoas Idosas Antenadas nas Tecnologias digitais)  Ensino Fundamental Incompleto e idade mínima de 60 (sessenta) anos até a data de matrícula 20 https://forms.gle/EbKfvBL8HWTjh1Qq6
Letramento em Libras para Pessoas Idosas I Ensino Fundamental Incompleto e idade mínima de 55 (cinquenta e cinco) anos até a data de matrícula 25 https://forms.gle/Kp9V3QJt9DA1VRSE9
Espanhol Básico para Idosos  Ensino Fundamental completo e idade mínima de 60 anos (sessenta) anos até a data da matrícula 15 https://forms.gle/2DhqALiAj6N6jNuaA
Libras Básico I Ensino Fundamental Completo e idade mínima de 15 (quinze) anos até a data de matrícula. (50% das vagas reservadas para servidores da Secretaria de Estado (SEEDF) 60 https://forms.gle/7TsjZBxqJWKihKzv8
Mercado de Capitais  Ensino Médio Completo e idade mínima de 17 (dezessete) anos até a data da matrícula 30 https://forms.gle/oESmxpm7dg4nFMz66

 

 

Fim do conteúdo da página